Seguir por Email

INTERLAGOS

Um documentário do programa Curva do S, do Canal Speed, sobre Interlagos.


Além da grande parte da história do autódromo, vale conferir a defesa que Bird Clemente faz de interlagos ao final do terceiro vídeo. Defesa adequada para momentos delicados. 






19 DE JANEIRO 2011



E INTERLAGOS VOLTA PRA PROVA...


Na reunião de hoje no Anhembi, anunciada ontem, entre representantes da SP Turismo, CBA, FASP, Prefeitura de São Paulo e os envolvidos com o automobilismo em Interlagos, ficou decidido que:

- A tabela divulgada, será refeita para melhor entendimento, e os valores cobrados para os campeonatos existentes serão os mesmos do ano de 2011, acrescidos de correção entre 15% e 17%.

- As seis etapas do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto ficam mantidas, conforme calendário divulgado pelo autódromo e analisarão a possibilidade de incluírem mais duas conforme sugestões apresentadas;


- A prova das 24 Hs deverá ocorrer ainda na data original. A confirmação deverá acontecer em breve.

O problema das 24 Hs é complicado, pois a data original é para a semana que vem.  A SP Turismo alega não haver outra data possível. Muitas providências, parcerias, contratações, ou não foram concretizadas ou foram suspensas pelo organizador. Neste momento ele está tentando viabilizar, tarefa bastante difícil.

Ao final, prevaleceu o que eu imaginava quando vi pela primeira vez a tal tabela. Disse isso em um post anterior, do dia 11 de janeiro:

"... Já havia consultado a tabela de locação de interlagos em anos passados. Sabia que o autódromo de interlagos sempre teve preços distintos para o automobilismo. Até dentro do automobilismo os preços também eram diferenciados entre as categorias e propósitos. 

Ao ver a nova tabela, vi que os critérios e valores haviam mudado. Achei que fossem como uma tabela "cheia" para o público geral, como eram as anteriores, e que haveria tratamento distinto ao automobilismo, como sempre houve, e como sempre deveria ser..."

O certo é que não precisava de todo esse problema para se usar o bom senso. Outra questão foi o prazo para essa reunião, mais de sete dias.  Muita coisa poderia ter sido resolvida pelo organizador das 24 hs nesse período para manter a viabilidade da data do evento. 

Ao final, a sensação foi como de alívio, como ao ver um carro seu que foi roubado de volta `as suas mãos. Primeiro a alegria e depois, contar os prejuízos: levaram som, estepe, deram uma arranhada na porta...

Gestão, questão de gestão!  Nas gestões de qualidade pública não é raro a confusão nas conjugações de alguns verbos. Errar e pagar principalmente:  Eu erro, tu pagas...

Mesmo assim, menos mau. Vale comemorar o carro recuperado.

4 comentários:

  1. André MelloJan 19, 2012 10:25 AM
    Só pra lembrar, a data original das 24hs é na semana que vem, ou seja, com essa bagunça que fizeram vai ser impossível, já estão falando em reagendar, quero ver arrumar data em Interlagos.
    ResponderExcluir
  2. Adalberto Althoff Jr.Jan 19, 2012 10:41 AM
    ... eu mesmo, com a notícia do adiamento, ja me programei para outros compromissos, e se a data for mantida, não poderei cobrir as 24h.......
    ResponderExcluir
  3. Claudio RoscoeJan 19, 2012 11:03 AM
    É isso mesmo André. A coisa tá complicada para as 24 hs. Acrescentei conteúdo ao post.
    ResponderExcluir
  4. Claudio RoscoeJan 19, 2012 11:07 AM
    Pois é Miagi. Menos uma cobertura importante. São muitas as forças que foram interrompidas e que poderão não retornar para a semana que vem. Patrocinadores, Rede Globo...




18 DE JANEIRO 2011



ALÔ ALÔ AUTOMOBILISTAS ! REUNIÃO URGENTE, AMANHÃ !

- Automobilistas! Não é hora de assistir somente!
Conforme já havia sugerido o nosso amigo e automobilista, Cesar Cardoso, em seu comentário neste blog do ida 13 último, está marcada para amanhã, dia 19 de janeiro, às 10 hs da manhã, no palácio do Anhembi,  portão 35,  uma reunião entre o vereador Tato, do município de São Paulo, um representante do autódromo de interlagos, um representante da prefeitura de São Paulo e representantes do automobilismo ligados ao autódromo de interlagos.

Pelo lado do automobilismo deverão comparecer representantes da CBA (Paulo Gomes), FASP, Clubes de Automobilismo de São Paulo, representantes de escolas de pilotagem, representantes de diversas categorias que competem em interlagos, além de preparadores, pilotos e demais profissionais envolvidos com o automobilismo em Interlagos.

Em pauta o polêmico reajuste de valores de locação do autódromo de interlagos promovido pela prefeitura, via  SP Turismo.

O automobilista Pedro Pimenta, vem mobilizando campanha para que o máximo de interessados na questão,  marquem presença nesta reunião.

A presença também dos pilotos, preparadores e demais envolvidos com a atividade automobilística deverá repercutir positivamente aos olhos de quem tem o poder da decisão, ou que podem influenciá-la.

Em momentos de crises como esse, adversários precisam se unir em prol de todos. Como dizia um amigo meu: 

"Políticos costumam contar cabeças antes de falarem." Ou seja, quanto menos gente presente, menos cuidado terão na fala.

Quem puder comparecer será uma força a mais para ajudar a preservar aquele que é o sustento de muitos e a paixão de todos os que conhecem interlagos.

Assim que tiver a confirmação do portão adicionarei neste post.

O tempo é curto, quem puder divulgar será bom..

As informações foram colhidas com Pedro Pimenta. Quem quiser entrar em contato com o piloto o número de seu telefone (autorizado, claro) é:11- 2905.1212

O endereço completo é Rua Olavo Foutoura, 1.209, Portão 35, sala 4.

4 comentários:

  1. EDSON MILTON RIBEIRO PAESJan 18, 2012 03:01 PM
    Caro amigo Claudio Roscoe, infelizmente não poderei comparecer, fico muito triste por isso, sei da importancia deste momento para a permanencia de Interlagos vivo no cenario automobilistico nacional e Internacional. Este movimento orquestrado com muita sabedoria para o sucateamento de nossa casa ja existe ha muitos anos, e o fim esta proximo, 2014 sera o derradeiro ano de Interlagos caso não abraçemos esta causa, os interesses economicos projetaram este fim a mais de 15 anos, aumentos abusivos esvaziam os grids, cancelam datas e as planilhas vão sendo tingidas de vermelha para que no momento oportuno Interlagos seja fechado, assim ja foi feito com inumeros clubes de nossa sociedade e é assim que foi planejado o fim de Interlagos, voce Claudio que tem este Blog que é muito visitado pode fazer a diferença, vamos marcar um abraço fisico a Interlagos, Pilotos, mecanicos todas as pessoas que de aluma maneira tiram seu sustento deste Templo, vamos lá, entramos paificamente e de mãos dadas pelo anel externo abraçamos Interlagos na presença da Imprenssa escrita e falada, creio que assim orgãos Nacionais e Internacionais se sensibilizem pela historia que estamos tentando preservar e não como foi dito a uns quinze anos atraz que a Prefeitura mantem um espaço carissimo para filhinhos de papai brincarem de carrinho em finais de semana.Pensem em Chico Landi, Emersonn, Pace, Ayrton Senna, Avalonne, Luizinho Pereira Bueno, Celso Lara Barberis, Catarino Andreatta, Breno Fornari, Cristhian Heinz, Ingo Hofemann, Paulo Gomes, Gugelmim, Raul Boesel, Roberto Pupo Moreno, Raul Boesel e centenas de outros que não caberia aqui, vamos talvez fazer um movimento para tombar Interlagos como Patrimonio Historico pois duvido que qualquer outra praça de Esportes Brasileira tenha tido tantas historias de peso como Interlagos tem, É isso ai Claudio vamos arregaçar as mangas e salvar Interlagos.

    Edson Milton Ribeiro Paes.
    ResponderExcluir
  2. Fábio AguiarJan 18, 2012 03:02 PM
    Paulo, só uma coisa. O Nùmero do Paulo Pimenta está correto? "32905-1212"?

    Fábio Aguiar
    ResponderExcluir
  3. Claudio RoscoeJan 18, 2012 04:22 PM
    Boa ideia Edson, estou com você nesse abraço. Quem sabe a gente organiza isso melhor depois.
    Abracço, este para você.
    ResponderExcluir
  4. Claudio RoscoeJan 18, 2012 04:26 PM
    Fábio, o telefone correto nao tem esse 3 na frente. é 2905-1212, lamento o erro aí. Abraço.




17 DE JANEIRO 2011



VELA NO FIM DO TÚNEL - SP TURISMO FALA SOBRE AS TAXAS NA BANDSPORTS

Um representante da SP Turismo esteve nesta segunda-feira no programa Super Motor, da Bandsports, e falou sobre as alterações nas taxas.

Não assisti o programa e busquei informações, meio tarde da noite, por onde foi possível. Segundo apurei, a situação para o Campeonato Paulista não será alterada como foi no caso das 24 hs. 

Continuaremos com o regional praticamente como era e que maiores detalhes virão após a reunião do dia 19 na SP Turismo.

No meio de tanta notícia ruim para o regional paulista, pelo menos essa aí vem aliviar um pouco a tensão.

Resta, após a reunião desta quinta-feira, a Fasp confirmar a não correção estratosféria dos valores e  publicar o calendário do Paulista de Velocidade no Asfalto para dar um pouco de tranquilidade aos interessados.



16 DE JANEIRO DE 2012



ADIADA A PROVA DAS 24 HS DE INTERLAGOS


1 comentários:

  1. AnônimoJan 16, 2012 07:05 AM
    Ridículo ainda é ler esse comunicado onde não se mete o pau no prefeito.

    Eu que fotografo no miolo da pista sei como é bem conservado as coisas por lá.


15 DE JANEIRO DE 2012



REAJUSTE DO KA$$AB ADIARÁ AS 24 HS DE INTERLAGO$$$$

Victor Martins, do site warmup, divulgou hoje que, amanhã, segunda-feira, a organização das 24 Hs de Interlagos irá adiar a prova, inicialmente marcada entre 25 e 28 deste mês, até que se tenha uma solução para o inesperado reajuste cobrado pela SP Turismo para a locação do autódromo em 2012. 

Diz a matéria que Carlos Col (Vicar) irá botar pressão também. 

Não sei não, me parece pouca reação para o tamanho do problema. Uma solução judicial deveria ser pensada também. Pedido de liminar poderia tentar manter a data.

Não dá para não pensar que esse problema poderá adiar a primeira etapa do Paulista também.

Abaixo, um bate-papo na internet sobre o assunto. Pedro Pimenta começa perguntando ao Américo Teixeira sobre a notícia do possível adiamento. Américo Teixeira é o Assessor de imprensa das 24 hs. Na última fala do Assessor, ele passa a ideia de que em último caso não existe somente Interlagos como autódromo. Sei não. 24 hs de interlagos em Curitiba, em Jacarepaguá? Já que temos Rock In Rio em Portugal,  Rally Dakar na América do Sul... Será? 

Para ver a matéria do Victor Martins, clique aqui.

2 comentários:

  1. Andre MelloJan 15, 2012 06:18 PM
    O problema certamente vai respingar no paulista, tanto que a Fasp ainda não divulgou o calendario de 2012.

    Na quinta-feira acontecerá uma reunião entre a gangue do kassab(SpTuris) e a gangue da CBA para falarem sobre as novas taxas.

    A ver...
    ResponderExcluir
  2. pedro josé tavaresJan 16, 2012 01:22 AM
    O que a CBA está fazendo com o Automobilismo brasileiro?? Aqui no RJ permitem a destruição do Autódromo para construção de prédios residenciais (pós-olimpíadas). Nós, preparadores e donos de equipes, e os pilotos estamos "bem representados"...


13 DE JANEIRO DE 2012



POSIÇÃO A FAVOR DO INTERLAGO$$$$$$$$ ?

Toda posição gera oposição. É regra.

A profundidade de conhecimento sobre um tema, na maioria das vezes, não é levada em conta para se tomar uma posição. Pior ainda, ela é desprezada em muitas decisões, e com consciência em algumas delas.

O "achismo" é assíduo companheiro dos leigos. Dos cultos sobram opiniões fundamentadas ou interesses pessoais em suas posições.

Erick Beting, empresário de Marketing Esportivo e colunista do UOL, publicou uma matéria em apoio aos preços e mudanças tomadas em interlagos. Clique aqui para ver.

Embora aborde o assunto com a mesma profundidade de um espelho d'água de praça pública, ignorância não parece ser um forte do rapaz.
Se minha impressão sobre essa história política, em meu post anterior, já não era boa, deu uma piorada ao ver como o tratamento rasteiro desse assunto poderá angariar adeptos. Vide comentários no post chafariz do rapaz.

Interesses pessoais podem ser capazes de se propagarem na forma de achismos. Os que conhecem o automobilismo com um pouco de profundidade, por enquanto, estão calados.  

Quem sabe a imagem de uma piscina para salto ornamental não aparecerá num próximo post?

1 comentários:

  1. RF MARC MOTORSPORTJan 13, 2012 04:57 PM
    Pessoal,existe um político (vereador Goulart) da região de Interlagos e estou tentando um contato com ele. Gostaria de saber se por acaso ele puder receber uma comissão de pilotos, se alguém se habilitaria em formar um grupo para que pudessemos conversar com ele e quem sabe através dele conseguir uma audiencia com o prefeito 10 e darmos nossa contribuição para tentar baixar os preços divulgados pela SP Turismo. Vai que da certo...



12 DE JANEIRO DE 2012



INTERLAGO$$$$$$$$$$$

O presidente da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) confirmou hoje o agendamento de um encontro, no próximo dia 19, daqui sete dias, com o Sr. Everaldo Jr., diretor da SP Turismo, para tratarem do paquidérmico reajuste dos preços cobrados pelo aluguel do autódromo de interlagos em 2012.

“Tenho certeza que o assunto será resolvido da melhor maneira possível”declarou Pinteiro, na sede da CBA.

Daqui uma semana? Sr. Everaldo, diretor? O Everaldo é diretor de eventos, cargo um nível acima do gerente do autódromo, o Sr. Octávio Guazelli. Por que não uma reunião com o Sr. Caio Luiz Carvalho, Presidente da empresa? Ou o secretário da prefeitura? Ou o Sr. Prefeito Kassab,? Não dá para acreditar que uma mudança estratégica de custos dessa proporção possa ter sido arquitetada e implantada por um diretor de eventos. Não vejo atropelo de fases e alçadas o Presidente da CBA buscar uma posição política com quem traça as diretrizes da empresa. E uma semana não parece demais para a urgência do assunto? 

Em recente discurso do Sr Prefeito Gilberto Kassab, reproduzido em meu post de 02 de dezembro, quando foi anunciado oficialmente o Fia Endurance Championship para Interlagos em 2012, ele disse sobre o autódromo:

"É um patrimônio muito valioso, que não pode ficar 

ocioso e deve ter todo o seu calendário preenchido 

por grandes eventos. Se possível, os eventos 

vinculados à velocidade, porque esse é o objetivo 

de Interlagos."


Na época comentei e repito hoje: 

Gostei da teoria, a qual concordo plenamente. Só falta acertarmos a prática. 
Ou ele não sabe o que se passa em interlagos ou...

Espero que eu esteja errado e que eu não passe de mais um "mala sem alça" que só sabe criticar na internet.

Quem sabe o Sr. Everaldo assuma que a SP Turismo errou e coloque a teoria do patrão político em prática?

7 dias! Conta aí!


Para o link do meu post do dia 02 de dezembro: clique aqui

3 comentários:

  1. AnônimoJan 13, 2012 02:32 AM
    Acho q eu ja conheço o final disso kkkk ...So nos resta rezar ... Wilton Pena #53#...
    ResponderExcluir
  2. Cesar Cardoso 45 RacingJan 13, 2012 02:35 AM
    amigo Campeão 2011 ,vocês não estão sabendo usar a politica ou os politicos vereadores ,deputados ,em que votaram meu DEUS alguem um grupo da pilotos e a associação tem que agendar reunião ai mesmo no autódromo e convidar o prefeito ,vereadores ,deputados da area do esporte ,aproveitem é ano de eleição e eles gostão de estar em reun/eventos tragam o prefeito e um ver /dep e vejam como rapidamente as coisas mudam p/ melhor usem a força que os pilotos tem e fortalessão a associação que ira receber até apoio financeiro do municipio .Organizem rapidamente um jantar de agradecimento as palavras do prefeito ( interlagos o automobilismo é preferencia foi feito p/isso )e digo que tenho esperiencia na causa fui 8 anos assessor de prefeito ,é só ele ficar por dentro das dificuldades e um simples telefonema resolvi e manda secretarios agir na hora e resolver inpasses as vezes impossiveis p/isso que foram eleitos com a vantangem de o autódromo ser propriedade do municipio ,,,,,,,
    ResponderExcluir
  3. AnônimoJan 13, 2012 04:24 AM
    Bom dia a todos, venho acompanhando a todas as notícias sobre este assunto e confesso que estou preocupado, pois se não conseguirmos uma drástica redução nos valores que teremos que pagar para poder correr em Interlagos, terei que deixar de correr ou ir correr em outro campeonato.
    Acho que a sugestão do colega Cesar Cardoso é uma tentativa que pode surtir algum resultado, como este blog é o principal meio de comunicação da categoria peço aos que residem na cidade de São Paulo e tem algum conhecimento político que tentem agendar uma reunião no autódromo com o Prefeito.
    E desde já faço um apelo, se tal reunião for agendada vamos todos comparecer (pilotos, preparadores, mecânicos, etc) enfim todos que gostariam que a categoria e o automobilismo em Interlagos não acabe.

    Rodrigo # 55


11 DE JANEIRO DE 2012



TOMAR UMAS ANTES? MELHOR ANESTESIA GERAL !

Venho acompanhando as notícias da elevação dos custos que o autódromo de interlagos divulgou desde o dia 29 de dezembro passado. O autódromo de interlagos divulgou, digo, a SP Turismo via site do Autódromo. A SP turismo é o canal privado que a prefeitura de São Paulo usa para terceirizar o ônus político que medidas desagradáveis podem provocar.

Já havia consultado a tabela de locação de interlagos em anos passados. Sabia que o autódromo de interlagos sempre teve preços distintos para o automobilismo. Até dentro do automobilismo os preços também eram diferenciados entre as categorias e propósitos. 

Ao ver a nova tabela, vi que os critérios e valores haviam mudado. Achei que fossem como uma tabela "cheia" para o público geral, como eram as anteriores, e que haveria tratamento distinto ao automobilismo, como sempre houve, e como sempre deveria ser.

Parece que eu estava enganado. Segundo notícia publicada pelo jornalista Victor Martins, no site Warmup, o Toninho, organizador das 24 Hs de Interlagos, esteve hoje para concretizar o acerto financeiro das 24 hs de Interlagos e foi surpreendido por um reajuste "módico" de 1.666% no valor em relação ao ano anterior. O ponto no numeral não é virgula não, é separação da casa de milhar mesmo. Um mil, seiscentos e sessenta e seis por cento de correção. Um tanto acima do previsto pelo organizador.

Vale uma conferida na matéria do Victor Martins no link abaixo:
http://victormartins.warmup.com.br/2012/01/11/a-varzea-de-rodas-10/#.Tw4kv5hhu-k

Abaixo o notícia no site do autódromo sobre os critérios de calendário e preços:
http://www.autodromodeinterlagos.com.br/site/conteudo.ler.php?conteudo=1954

Se já doeu a notícia do calendário com a redução do número de etapas para o campeonato paulista, a saída agora vai ser uma anestesia geral.

4 comentários:

  1. RF MARC MOTORSPORTJan 12, 2012 05:41 AM
    Srs. viciados em automobilismo assim como eu, o negócio agora é participar de corridas de kart amador...rsrs...organizei um torneio o ano passado que foi um sucesso, com muita disputa, diversão, grid e torcida.
    Esse prefeito e toda sua corja, que de corrida de automóvel não sabem nada, de administração menos ainda, não são sensíveis e não enxergam que não vão matar somente as atividades no autódromo com esses preços abusivos, mas vão prejudicar a atividade de diversos profissionais que vivem, não só no entorno do autódromo mas em diversos locais da cidade, do automobilismo.
    Ta na hora de dizer um basta a isso tudo, mas entendo que deveria partir não só de nós pilotos, mas dos ORGANIZADORES,CLUBES, FASP e CBA.
    Ahhh...vou organizar um novo torneio de kart amador esse ano, se desistirem de correr no marcas, temos vagas no nosso torneio...kkkkk... e aproveitem que pelo menos no kart amador não estamos cobrando nada e nem a federação ta envolvida (pelo menos por enquanto, pq pelo visto, se afundar o automobilismo, daqui a pouco vão querer cobrar carteirinha e fiscalizar o kart amador tb pra compensar a falta de arrecadação...hehe)

    Fernando Marc
    ResponderExcluir
  2. AnônimoJan 12, 2012 05:42 AM
    Prezado Claudio e companheiros de pista,fiquei perplexo com os problemas enfrentados pelo regional paulista,o autodromo de interlagos esta sendo esvaziado(como fizeram com jacarepagua)para ser vendido a iniciativa privada(grandes construtoras),ate ai eu entendo,e´ uma grande area em ponto nobre,mas antes de desativar o autodromo teriam que oferecer uma outra opçao(autodromo em lugar mais distante).Esta opçao tambem deveria ser implementada em fases mais lentas,sem esta pressao toda em inicio de ano e temporada.Fica a tristeza de quem adora correr em interlagos,e a certeza que este ano sera um ano de grandes dificuldades para o marcas/SP,com certeza mais caro e com grid menor.Lembrando que ainda temos o problema das datas,que nao estao garantidas as 10 etapas.Ja enviei alguns emails para presidencia da FASP e administraçao do autodromo e nao obtive respostas.
    Abraços
    Luis Guilherme #96
    ResponderExcluir
  3. AnônimoJan 12, 2012 05:45 PM
    Vide meu comentario de 03/12/11 sobre o Kassab, na postagem "QUEM DISSE QUE INTERLAGOS NÃO TEM DATA EM DEZEMBRO PARA CORRIDA?".

    Desde a saida do Roberto Seixas em 2010 da Gestão de Interlagos as coisas começaram a mudar, cancelamento de treinos livres e etapas agendadas como a de 17 Setembro.

    O professor Carpinelli ja presidiu a FASP por mais de 10 mandatos( isso mesmo 10 ) sendo o primeiro em 1975, será que é por competencia ou .....?

    Quem elege o presidente da FASP? São os Clubes, que vivem das inscrições do Regional e das Carteiras.

    Eles são os únicos que podem fazer alguma coisa para reverter a situação, pois caso contrario vão ficar sem faturamento. Se é que vão ficar mesmo sem faturar, já que na ultima etapa do Regional não foi Interlagos que "ferrou" com todos, foi a FASP e os Clubes, já que a Itaipava GT pagou para ter a data.

    Podemos começar não renovando nossas carteiras em São Paulo, pois assim a FASP e os Clubes não vão ver nenhum centavo.

    A SP Turis quer é acabar com as corridas em Interlagos para poder fazer as obras que a FIA exige para manter a F1, aumentando o valor do aluguel/serviços é a melhor maneira de "cancelar" o Regional sem ter que oficialmente cancelar o Regional.

    O resto vocês já sabem, obra publica em caráter de emergência, licitação fraudulenta, ano de eleição, todo mundo querendo um $$$$. Pinga um pouco no bolso de todos e ninguém reclama.....

    Guilherme #66
    ResponderExcluir

    Respostas

    1. Cesar Cardoso 45 RacingJan 13, 2012 02:53 AM
      Concordo com o GUILHERME 66 .mas sera que o prefeito que vai p/ o ano na luta da reeleição sabe de tudo isso e vai querer perder os votos da enorme familia que pratica e trabalha vive das corridas Tenho convicção que ele não sabe de nada deve ser informado por algum vereador / deputado ou assessor ou devemos agendar uma reunião em seu gabinete ,esta faltando politicagem e agora e o momento.......

09 DE JANEIRO DE 2012



A FASP E O AUTÓDROMO

O site do Marcas e Pilotos SP publicou a notícia abaixo:

Hoje, a FASP, através do seu Presidente Sr. Rubens Carpinelli entrou em contato com a Diretoria da APPM para nos tranquilizar com relação ao calendário do Campeonato Paulista de Automobilismo.

Independente do que foi divulgado através do site do Autódromo de Interlagos, a FASP nos garantiu que tem um compromisso com a SP Turismo sobre a realização das 10 etapas do Campeonato Paulista de Automobilismo. Isto porque foi discutido entre CBA, presidência da SP Turismo e a FASP no fim de 2011 para a confirmação das datas necessárias para a realização das 10 etapas ao longo de 2012.

A FASP e a CBA estão entrando em contato com a SP Turismo para a elaboração do novo calendário de 2012 e juntas CBA E FASP não vão medir esforços para solucionar o impasse.

A APPM estará diretamente envolvida acompanhando e informando todos os associados sobre qualquer tipo de alteração.



APPM
Achei muito otimismo por parte da Fasp, visto já ter tomado algumas rasteiras em compromissos firmados com autódromo, sem nenhuma cerimônia ou compensação. A mais recente foi a rodada dupla que teríamos em 18 de dezembro e que foi transferida para a Itaipava GT sem nenhuma outra data a oferecer no mesmo ano.
Tomara que o Professor Carpinelli esteja certo, mas que o histórico de respeito do autódromo com a Fasp é ruim, ah isso é sim!

3 comentários:

  1. AnônimoJan 10, 2012 03:39 AM
    Prezados,
    vamos torcer para todo este otimismo se concretizar,ainda falta a discussao sobre os valores a serem cobrados pelo autodromo.Isto me lembra um tecnica de negociacao aonde voce piora o maximo possivel o panorama geral,para depois vir negociando com mais poder (autodromo:consegui com sacrificio as dez etapas que o paulista solicitou e ainda querem baixar o preco?).
    Espero estar errado.
    Abraços
    Luis Guilherme #96
    ResponderExcluir
  2. Luiz CirinoJan 10, 2012 09:52 AM
    É meus amigos!! Torço muito pelo sucesso de nossa categoria, mas só acredito vendo! Depois do ocorrido em 2011, tenho lá minhas dúvidas.
    Brincadeiras a parte...Vou aproveitar para ver passagens para Curitiba...rsrsrs
    Abs.
    Luiz Cirino
    59
    ResponderExcluir
  3. AnônimoJan 11, 2012 04:24 AM
    Se voces ainda acreditam em papai noel engulam essa.


29 DE DEZEMBRO 2011



JÁ TOMOU UMA HOJE? INTERLAGOS DIVULGOU SEU CALENDÁRIO 2012

Seguindo a tradicional receita dos mestres do executivo e legislativo, de deixarem as notícias pouco palatáveis para a prorrogação do segundo tempo de cada ano, quando o teor etílico de seus "clientes mantenedores" tende a proporcionar uma maior tolerância, o autódromo de Interlagos, conforme havia divulgado em seu site, publicou antes do final de ano o seu calendário 2012. 

A grande novidade é o corte de quatro, eu disse QUATRO, etapas das tradicionais dez do campeonato paulista de velocidade no asfalto, onde acontece também o Paulista de Marcas e Pilotos. 

Nota-se que a partir de setembro, inclusive, somente duas categorias utilizarão o autódromo, Fia Word Endurance, uma nova categoria que acontecerá em setembro e a Fórmula 1 em novembro.
Fora essas duas categorias, a partir de setembro o calendário está todo ocupado com previsão de reformas e manutenção.

As seis etapas do paulista seguem abaixo:

12 - Feveveiro - 1ª Etapa

04 - Março - 2ª Etapa

08 - Abril - 3ª Etapa

22 - Abril - 4ª Etapa (junto com o Brasileiro de Marcas)

13 - Maio - 5ª Etapa 

10 - Junho - 6ª Etapa

O site da Fasp nada divulgou, até o momento.

Se ainda não deu uns goles, aproveita antes de clicar no link do calendário aí abaixo:


2 comentários:

  1. AnônimoDec 29, 2011 03:33 PM
    Prezados companheiros de pista,levamos uma bela punhalada nas costas,dada pela FASP.Nao acredito que a FASP nao tenha como fazer pressao na administracao do autrodomo.Vamos correr as dez etapas que compoem o campeonato,com seis etapas em interlagos,uma etapa em jacarepagua,uma etapa em curitiba,uma etapa em londrina e uma no velopark.
    Boa sugestao?
    Abracos
    Luis Guilherme #96
    ResponderExcluir
  2. RF MARC MOTORSPORTDec 30, 2011 01:39 PM
    Estou contigo Luis.
    No Paulista de Marcas tem muitos pilotos que são empresários e como empresários vendem ou prestam serviços. Se vendem ou prestam serviços, têm que satisfazer seus clientes e dentro do Marcas nós somos os clientes. A categoria não é nossa é da FASP, explorada (e muito explorada..rsrs) pelos clubes organizadores...como clientes, temos direitos e temos que cobrar. Acho que NO MÍNIMO, a FASP tem que fazer pressão para que tenhamos um campeonato de 10 etapas e nada de rodada dupla...Ou teremos que correr de novo na casa do vizinho???? Se preparem pq se forem 6 etapas, vão cobrar mais de inscrição, taxas de treino, álcool e sabe-se lá mais o que para compensar a falta de arrecadação de 4 etapas.
    Um abraço.

    Fernando Marc


20 DE DEZEMBRO 2011



CALENDÁRIO SOLICITADO PELA FASP PARA O CAMPEONATO PAULISTA / MARCAS E PILOTOS SP

A Fasp divulgou, via e-mail à associação de pilotos, o calendário para 2012 que solicitou ao autódromo de Interlagos em outubro passado. Ela ainda não recebeu nenhuma confirmação ou negativa por parte do autódromo.
Seguem as datas solicitadas:

12 - FEVEREIRO - 1ª ETAPA


04 - MARÇO - 2ª ETAPA


01 - ABRIL - 3ª ETAPA


13 - MAIO - 5ª ETAPA


10 - JUNHO - 6ª ETAPA


15 - JULHO - 7ª ETAPA


12 - AGOSTO - 8ª ETAPA


09 - SETEMBRO - 9ª ETAPA


30 - SETEMBRO - 10ª ETAPA

Como o Brasileiro de Marcas divulgou seu calendário com a etapa Paulista para 22 de abril, provavelmente, ou ele ou o Paulista, irá fazer uma alteração, visto que o Brasileiro é realizado em parceria com os regionais.



17 DE DEZEMBRO 2011



INTERLAGOS NO GRAN TURISMO 5?



Um dos mais conceituados games/simuladores de corridas de carros, o Gran Turismo, desenvolvido pela Polyphony Digital, não contempla a pista de Interlagos como uma das suas opções de circuitos.

O site GTPlanet, especializado no game, lançou uma pesquisa de opinião para saber qual autódromo os apaixonados pelo GT gostariam de ver acrescentado. Interlagos segue liderando com bastante vantagem.

Quem quiser votar para contribuir com sua manifestação de descontentamento pela falta de um do mais importantes circuitos do mundo num dos melhores games/simuladores atuais, o link abaixo é o caminho. Quem sabe, com a  vitória de interlagos na pesquisa, teremos interlagos ainda no Gran Turismo 5?


1 comentários:

  1. AnônimoDec 25, 2011 06:04 AM
    Que bom em Claudio rsrsrsrs ja votei e vo mandar todo mundo q eu conheço votar...Abs e feliz natal pra todo mundo ai campeão...Wilton Pena #53#


15 DE DEZEMBRO 2011



CALENDÁRIO 2012 - FASP E AUTÓDROMO: IMISCÍVEIS

O piloto do Marcas e Pilotos SP, Luis Guilherme, # 96, solicitou informação sobre o calendário 2012 `a Fasp e recebeu a seguinte resposta:


Sent: Tuesday, December 13, 2011 3:39 PM
Subject: CALENDÁRIO 2012

Prezado Luis Guilherme,

Com certeza entendo sua necessidade, como piloto, de ter em mãos o calendário de automóvel para 2012.
No entanto, quero informá-lo que a FASP já tem o calendário de 2012 desde OUTUBRO, mês em que o enviou ao Autódromo / São Paulo Turismo para aprovação.
Infelizmente até hoje não obtivemos um retorno e por esta razão não podemos divulgar o calendário de automóvel.

Um abraço,

Rubens Carpinelli
Presidente


3 comentários:

  1. AnônimoDec 15, 2011 09:01 AM
    IMISCIVEIS!!!Tive que recorrer ao aurelio.
    Abraços
    Luis Guilherme # 96
    ResponderExcluir
  2. Claudio RoscoeDec 15, 2011 09:15 AM
    he he he. O contrário de miscível. Abraço Luis.
    ResponderExcluir
  3. Claudio RoscoeDec 15, 2011 01:09 PM
    Recebi o e-mail abaixo do Fernando Marcelino Jr:

    "Fernando Marcelino Pereira Junior

    para mim

    Boa tarde Claudio.
    Tentei postar no seu blog esse cometário, mas não sei porque não consegui.

    Com relação ao email de consulta enviado pelo Luis Guilherme à FASP.
    Não é possível que todas as categorias, que ja enviaram suas pretenções de datas à administração do Autódromo de Interlagos, tenham mais força para barganhar e conseguir suas datas aprovadas de que a FASP.
    Estamos falando da autoridade máxima do automobilismo do estado, quem determina e ditas as regras, quem manda prender e manda soltar...se eles enviam uma solicitação de datas em outubro e não são respondidos até agora é porque tem coisa errada aí gente.
    Por que a FASP não publica em seu site, ainda que seja para dar uma satisfação aos seus pilotos, as datas pretendidas enviadas à SP Turis (que de administração do autódromo não sabem nada também...)?
    O calendário do kart eles ja divulgaram no site.
    Tem categoria, como a Spider Race por exemplo que entrou com pedido de reserva de datas esses dias e ja divulga como certa as datas solicitadas.
    Pior que nós, os palhaços que pagam para dar espetáculo, quem é penalizado.
    Não se consegue nada nesse automobilismo paulista...datas, público, investidores, infraestrutura (olha que quando eu corri esse ano, não havia sabão no banheiro masculino e papel higiênico no feminino)...
    Agora, pra cobrar $ os caras são rápido... se preparem amigos pilotos porque o valor para renovação da carteira de piloto vai subir acima da inflação...nisso os caras são bons.


    Fernando Marc"


09 DE DEZEMBRO 2011



CALENDÁRIO 2012 DE INTERLAGOS ? O MARCAS SP JÁ 


TEM UMA DATA DE 2012

A maioria das categorias já definiu seus calendários para 2012, como reza a boa regra de um planejamento mínimo. 
O autódromo de Interlagos promete seu calendário para até o final deste mês.
Seguindo o que foi 2011, já temos uma data definida para 2012, 22 de Abril. O Brasileiro de Marcas acontece junto com o regional do estado, logo, se 22 tem Brasileiro de Marcas, também terá o Paulista.
Montei abaixo, um "calendário" de Interlagos, conforme as datas divulgadas pelas categorias:

29 - JANEIRO - 24 HS INTERLAGOS
12 - FEVEREIRO - SPYDER
26 - FEVEREIR0 - AUDI DTCC
25 - MARÇO - STOCK CAR E MINI
22 - ABRIL - SPYDER
22 - ABRIL - BRASILEIRO DE MARCAS
10 - JUNHO - SPYDER
22 - JULHO - AUDI DTCC
05 - AGOSTO - STOCK CAR E MINI
12 - AGOSTO - SPYDER
19 - AGOSTO - RACING FESTIVAL
16 - SETEMBRO - FIA ENDURANCE
25 - NOVEMBRO - F1

Abaixo a comunicação do site sobre seu calendário 2012:

O calendário do Autódromo, por enquanto, não consta nenhum evento agendado. Todos os meses estão em branco, como o abaixo:

CALENDÁRIO DO AUTÓDROMO - FEVEREIRO 2012







Ainda faltam, além do Campeonato Paulista, Fórmula 3, Fórmula Truck, Porsche Cup, GT3/GT4, Línea, Montana e Mercedes Challenge, caso não tenha esquecido alguma outra categoria.


02 DE DEZEMBRO DE 2011



KASSAB DIZ QUE OBJETIVO DE INTERLAGOS É A VELOCIDADE

Em recente anúncio da realização em Interlagos, a partir de setembro de 2012, do campeonato mundial de marcas, FIA WORLD ENDURENCE CHAMPIONSHIP, veja o que o prefeito Gilberto Kassab afirmou sobre a importância de Interlagos:

"É um patrimônio muito valioso, que não pode ficar ocioso e

 deve ter todo o seu calendário preenchido por grandes 

eventos. Se possível, os eventos vinculados à velocidade, 

porque esse é o objetivo de Interlagos."

Gostei da teoria, a qual concordo plenamente. Só falta acertarmos a prática. 
Ou ele não sabe o que se passa em interlagos ou...

Alguém que conhece o homem aí, avisa que a maior categoria do automobilismo do Brasil, juntamente com as demais categorias do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, foi expulsa de lá em favor de eventos não ligados a velocidade. Até corrida a pé tem tido preferência sobre corridas a motor, como a que acontecerá no próximo domingo. 

Quem sabe a prática começa a combinar melhor com a teoria?


Veja a matéria completa:

1 comentários:

  1. AnônimoDec 2, 2011 09:18 AM
    Esses politicos so servem pra ir la e falar um monte de coisas bonitas , nem sabem o q esta acontecendo , isso e a cara do brasil... Wilton Pena...


01 DE DEZEMBRO 2011


QUEM DISSE QUE INTERLAGOS NÃO TEM DATA EM 


DEZEMBRO PARA CORRIDA?

Interlagos ficou tão famoso, tão grandioso, tão importante, que todos querem estar lá para provar um pouco de sua história e, quem sabe, por osmose, adquirir um pouco de sua majestade. Não importa como, mas entrar na pista ou nos boxes de interlagos já é razão suficiente que motiva muitos a pagarem por isso. 
Dessa vontade surgiram os track days, onde os motoristas e motociclistas comuns pagam para percorrerem algumas voltas, em seus carros e motos, na pista mais importante da américa latina. Alguns desses curiosos podem evoluir para participarem dos cursos de pilotagem, que por sua vez gerarão pilotos para diversos campeonatos regionais, nacionais e internacionais.
De uns anos para cá essa fama, grandiosidade e importância vem sufocado Interlagos, ou melhor, o automobilismo de Interlagos. O que deveria ser sua glória está virando seu veneno. 
Os interessados em pegar uma carona nos predicados do autódromo estão, cada vez mais, ávidos para ter uma data exclusiva com a majestade Interlagos. Já pensou? Uma data somente para a sua empresa em Interlagos, que tal? "Chegou a hora de capitalizar a história de Interlagos. Pagando bem, que mal tem?" Pois é assim que Interlagos vem sendo administrado. Sem foco em seu fim, que já foi o automobilismo, todos viraram possíveis clientes, locatários. 
Entre muitas outras, alugam-se as histórias de, Chico Landi, Lameirão, Heins, Balder, Marivaldo Fernandes, Luiz Pereira Bueno, José Carlos Pace, Carol Figueiredo, Bob Sharp, Guaraná Menezes, Clovis de Moraes, Edgar Mello Filho, Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro, dos Losacco, Clemente, Giaffone, da Matta, Bragantini, Marinelli, Greco, Diniz, Migani, Serra, Gancia, Gomes, Barrichelo, Massa, Piquet,  e a mais desejada delas... de Ayrton Senna.

A cada ano, Interlagos tem mais Feiras de produtos e serviços, eventos religiosos, lançamentos de produtos, eventos empresariais e corridas e passeios a pé. A medida que tais eventos crescem no calendário do autódromo os espaços para treinos, aulas e corridas de carros do campeonato regional vão desaparecendo.  

De 2009 a 2011, período que eu participo diretamente, houve uma enorme diminuição da agenda destinada ao automobilismo paulista. Em 2011 acabaram com os treinos da Fasp entre as etapas do regional, cortaram a 9a etapa do paulista colocando na data uma feira de peças e cancelaram a última etapa do paulista por transferência da data para outro evento.

Em decorrência dos maus tratos por Interlagos, o Marcas e Pilotos SP acabou realizando a 9a e a 10a etapa em uma rodada dupla em Curitiba-Pinhais/Pr. A maior categoria do automobilismo brasileiro, o Marcas e Pilotos PAULISTA, terminou em outro estado. Interlagos deveria se orgulhar por ter a maior categoria do automobilismo brasileiro e, certamente, uma das maiores do mundo.

Ao invés da categoria ser tratada como um filho que venceu e que deverá ser um celeiro de pilotos que poderão alimentar, no futuro, os predicados que impulsionam Interlagos, na visão da administração, o automobilismo de base não gera lucro suficiente para competir com a transformação do autódromo em uma feira.

É A 25 DO MOCO.
Não foi possível finalizarmos o campeonato do Marcas SP em Interlagos, mas, vejo agora, pelo site do autódromo, que ainda há chance de fazermos uma corridinha lá, ainda em 2011, por R$90,00. 


-Demais!!! Já pensou? Correr na reta Emerson Fittipaldi e entrar no esse do Senna? Tudo isso movido a "feijão", gastando só tênis. 

Ah, bobagem essa reclamação desse pessoal que queima combustível. Afinal de contas, existem tantos locais para corridas de carro que para as corridas a pé sobram, praticamente, somente os autódromos mesmo. Isso que chamo de olhar somente para o próprio umbigo.
E olha que, mesmo a corrida tendo o nome de Ayrton Senna Racing Day, eles ainda reclamam. Essa turma do capacete não sabe seu lugar! Um bando de folgados!



6 comentários:

  1. AnônimoDec 1, 2011 12:26 PM
    Claudio vc falow tudo , mas e apenas o grito de um piloto q da valor no automobilismo como varios q dão , mas sempre fala mais alto o dinheiro infelismente ...Nos somos os palhaços do circo e o pior e q no final quem paga a conta e a gente msm kkkk...Quem sabe a sua atitude poe um desses caras pra refletir e chegar a conclusão q nos temos razão !!!!Por favor Deus ilumine a cabeça dessas pessoas !!!! Wilton Pena ...
    ResponderExcluir
  2. AnônimoDec 2, 2011 01:31 AM
    Prezados companheiros de pista,belo texto,bem escrito,constataçoes serias e desagradaveis para os que adoram automobilismo.Caro Claudio,temos algum meio para que este texto chegue aos dirigentes de interlagos e fasp?Acho que seria providencial.
    Grande Abraço
    Luis Guilherme #96
    ResponderExcluir
  3. AnônimoDec 3, 2011 10:46 AM
    A grande realidade é que Interlagos ainda sobrevive em função da Formula 1, o dia que Interlagos sair do Calendario da F1, bye bye Campeonato Paulista em São Paulo.......

    Correr à pé na semana seguinte a F1 pode até ser possivel, já com carros fica impossivel, pois tem muito caminhão, guincho e operario na pista.

    Todo ano a Pista é fechada para reforma em Setembro, agora com a etapa do FIA WEC "Seis horas de São Paulo" marcada para 13 a 16 de Setembro, certamente o Calendario do Paulista terá mais problemas que nos anos anteriores, já podemos procurar pistas fora de São Paulo para correr o Campeonato Paulista e ainda teremos que pagar para a FASP e Clubes para não fazer nada!

    E não esqueça que a FIA a varios anos vem cobrando uma grande reforma em Interlagos, com troca total de box, etc, ai como ficará o Campeonato Paulista?

    Kassab foi bem claro "Interlagos deve ter todo o seu calendário preenchido por grandes eventos" só que para ele o Campeonato Paulista não é grande evento, não da IBOPE nem $$$$.

    Guilherme #66
    ResponderExcluir
  4. Claudio RoscoeDec 3, 2011 12:19 PM
    Guilherme #66,
    Discordo da visão, comum a muitos, de que Interlagos sem a F1, provocaria o fim de muitas categorias que lá correm. A F1 faz muito bem ao autódromo e ao que deles utilizam mas o automobilismo é muito maior que a F1.
    O maior problema não é F1 ou a FIA WEC que deverá chegar. Datas para as competições automobilísticas existem. O problema é a priorização de eventos empresariais e outros mais que não fazem parte do automobilismo ou motociclismo. É uma questão de política de gerenciamento. Cada prefeito terá suas metas próprias e prioridades de ação junto a este bem municipal. Kassab disse que seria preenchido por grandes eventos sim, mas você não citou o complemento de seu discurso " ... se possível, os eventos vinculados `a velocidade, porque esse é o objetivo de Interlagos." Pelo discurso do prefeito, o objetivo de Interlagos é eventos vinculados `a velocidade, fato que não vem ocorrendo. Com o prefeito defendendo isso publicamente, o que aconteceria se o que está acontecendo em Interlagos chegasse a público para contrariá-lo? Ou ele mudaria a forma de gerenciamento ou ele mudaria de discurso. Acredito na primeira opção, e é a que nos interessa.
    Sobre a corrida a pé ser possível e a de carro não, uma semana após a F1, se houvesse vontade política, a questão técnica seria prontamente resolvida. Política! Vontade política, que significa interesse político. Calados não somos nada, mas se gritarmos juntos a vontade chega.
    ResponderExcluir
  5. AnônimoDec 4, 2011 11:29 AM
    Cláudio,

    Gostaria de deixar claro que concordo que não podemos desistir e ficarmos calados, porém a coisa é muito mais complexa do que parece.

    Interlagos é administrado pela São Paulo Turismo S/A , que é uma empresa de capital aberto e apesar de ter como sócia majoritária a Prefeitura de São Paulo, visa lucro e remuneração a seus acionistas. Portanto não é só politica de gerenciamento e um sim politica de resultados, que começa pelo Gestor atual, que não tem historia e conhecimento do automobilismo brasileiro, haja visto que nossos problemas aumentaram bastante na gestão atual.

    Quando uma Montadora, uma revista(com foco no automobilismo ou não) ou até mesmo uma Igreja, precisa usar o Autódromo, certamente o Automobilismo será preterido, pois interesse financeiro vai prevalecer, o Gestor tem buscar o lucro dos acionistas. Como temos uma Federação incompetente e Clubes que são controlados por mafiosos, situação fica ainda mais difícil!

    Hoje temos a inscrição mais cara do Brasil, mais que o dobro dos outros campeonatos regionais e nada desse valor é revertido para melhoria e/ou divulgação do Campeonato Paulista.

    A luta vai ser grande.......

    Guilherme #66
    ResponderExcluir
  6. AnônimoDec 5, 2011 01:55 PM
    Por causa deste descaso, e por ter um compromisso já agendado com muita antecedência, não fiz as 2 últimas etapas realizada em Curitiba....

    E olha que comentei no início do ano que perderíamos a janela, lembra-se? Dito e feito...

    Paciência... mas nos unir ainda mais em 2012....

    Gd ab!

    Gandolfi, Edison

01 DE DEZEMBRO 2011


CALENDÁRIO 2012 DE INTERLAGOS ?

Conforme o site do autódromo de Interlagos, o calendário de 2012 será divulgado até o final do ano de 2011. Por enquanto nada.
A Stock Car já divulgou seu calendário. Interlagos está lá, em duas datas, sem a colocação "alternativo" ao lado:
Temporada 2012 da Stock Car:

1ª etapa, 25 de março - São Paulo (SP)
2ª etapa, 15 de abril – Curitiba-Pinhais (PR)
3ª etapa, 6 de maio - Ribeirão Preto, circuito de rua (SP)
4ª etapa, 20 de maio - Nova Santa Rita (RS)
5ª etapa, 1º de julho - Londrina (PR)
6ª etapa, 15 de julho - Rio de Janeiro (RJ)

7ª etapa, 5 de agosto - São Paulo (SP)
8ª etapa, 26 de agosto – Salvador, circuito de rua (BA)
9ª etapa, 16 de setembro - Campo Grande (MS) / alternativo
10ª etapa, 30 de setembro – Tarumã-Viamão (RS) / alternativo
11ª etapa, 21 de outubro - Curitiba-Pinhais (PR)
12ª etapa, 11 de novembro - Brasília (DF) / alternativo

1 comentários:

  1. AnônimoDec 1, 2011 07:57 AM
    Prezados companheiros de pista,tenho varios compromissos de viagens para proximo ano,tenho certeza que como eu temos varios pilotos esperando o calendario para tomar varias açoes.Espero que estas datas saiam logo.Como sempre o # 18 tomando a frente.obrigado.
    Abraços
    Luis Guilherme #96