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Foto: Rodrigo Ruiz |
Muitos não treinaram no sábado anterior ao evento e ficaram com apenas 40 minutos para treinos antes das duas tomadas classificatórias na sexta-feria.
Por ser rodada dupla, a importância para o campeonato foi a seguinte: acertar seria acertar em dobro. Errar seria errar em dobro.
Na Super quem realmente acertou em dobro foi Zigomar Jr. com o Corsa 44 da equipe Arias. Ele fez simplesmente 85 dos 86 pontos possíveis. Fez as duas poles, os quatro primeiros lugares e três melhores voltas das quatro possíveis. A grande capacidade do piloto e da equipe em acertar o carro no pouco treino existente mais a impecável pilotagem de Zigomar fizeram o final de semana ter a cara do Corsa 44.
Zigomar Jr. chegou no final de semana sem seu parceiro, meu amigo e de muitos do Marcas SP, Diego Augusto. Em conversa com outros pilotos vi o quanto Diego Augusto é respeitado como piloto e como estava fazendo falta no autódromo. A experiência e a grande capacidade de Zigomar Jr todos conhecem e ele vem reforçando isso a cada prova mas, eu acredito e muitos também acreditam que, se Diego Augusto estivesse dividindo o carro com Zigomar Jr. nessa rodada dupla, o final de semana só teria uma diferença: a presença de mais um bom amigo fora e dentro da pista, pois em resultado o final de semana continuaria laranja e preto e com um número 44 estampado nas laterais.
Outro piloto que fez falta na pista, mas esteve presente no evento, foi Ricardo Lima, Gol 08, que por um leve problema de saúde, não pode correr e dar mais brilho pela disputa do campeonato da Light.
Agora... em relação aos que erraram em dobro da Super, a dupla campeã Edgard Amaral/Wanderson Freitas (Gol 27) perdeu 10 posições no grid da segunda bateria da 8a etapa por troca de motor e 10 posições no grid da primeira bateria da 9a etapa pelo mesmo motivo, mas sem prejuízo à conquista do bi-campeonato. Aleandro Fortunato (Celta 04) foi outro que teve perda de 10 posições no grid da primeira bateria da 9a etapa pela troca de motor. Para Aleandro que ainda pensava em vice-campeonato a coisa ficou mais complicada.
Outro que se ferrou no final de semana foi Claudio Roscoe, Corsa 18. Rodada dupla, prejuízo em dobro. Claudio Roscoe teve o carro proporcional à posição que chegou nas três primeiras baterias: P4. O super aquecimento do motor fez alguns cavalos desmaiarem pelo meio do caminho. Chão tinha, o Corsa 18 andou próximo ao seu, até então principal concorrente ao vice, Fragnani Jr. Muitas vezes empurrando-o no miolo. Na segunda bateria da 8a etapa o 18 chegou a 76 milésimos de segundos do Gol 28 de Fragnani Jr e na primeira bateria da 9a etapa a diferença foi de 54 milésimos, mais uma vez desfavorável ao 18.
A mordida gulosa que o Zigomar Jr deu nos pontos do final de semana, mais as quatro chegadas à frente do 18 que tiveram Fragnani Jr e Maurício Gallian, era tudo o que poderia acontecer para dificultar a situação para a tentativa do vice-campeonato por parte de Claudio Roscoe, que até a 7a etapa ocupava a 3a posição no campeonato.
Se pelo lado do compromisso com o campeonato foi um final de semana para ser esquecido para o 18, pelo lado do compromisso com o prazer, das disputas na pista, do aprendizado de prova, da beleza do evento, dos contatos com pessoas interessantes, foi, sem dúvida, mais um grande e belo final de semana. Bom d+!
Destaques POSITIVOS da rodada dupla:
-Zigomar Farias Jr - Duas poles, 4 vitórias e três melhores voltas;
-Maurício Gallian - Dois P2, um P3 e um P4, mostrou evolução do carro em relação às etapas anteriores;
-Rene Junqueira - Fez a melhor volta da 1a bateria da 9a etapa;
-Caio Clemente - O campeão da Light se classificou em P3 da geral na segunda tomada de sexta-feira e chegou em P4 da geral na segunda prova da 9a etapa;
-Peter Goldshalk - Venceu na Light a 2a bateria da 8a etapa com o Clio 47;
-Sandro/André - Novatos pela primeira vez na equipe Arias, conquistaram dois P2;
-Aos pilotos da categoria - Apenas um Safety car em 4 provas;
-Aos pilotos da categoria - Apenas um Safety car em 4 provas;
-Aos organizadores do Rachão de sábado - Prometeram e deixaram a pista sem óleo.
Destaques NEGATIVOS da rodada dupla:
- A falta de treinos da quarta e quinta que antecederam ao evento. Foram 95 dias de paralisação com apenas 40 minutos de treino para se encarar uma rodada dupla;
- Desencontros entre Federação e Autódromo;
- A administração do autódromo ao priorizar evento empresarial em detrimento de automobilismo na negativa aos treinos da Fasp;
- A interpretação ou falta de adendo do regulamento que não permitiu a troca de motor sem a perda de 10 posições entre a 8a e a 9a etapas (carros 27 e 04).
Caro Claudio, cada leitura no seu blog é um aprendizado e motivo de boas risadas. O fim de semana foi muito bom, mas poderia ser melhor se o fiozinho da bomba de combustivel se comportasse e ficasse no lugar certo. Estávamos em 6o na novatos, após uma bela arrancada do meu irmão (Jefferson Gomes), onde de 11o pulou para 7o, vinha melhorando a cada volta, quando a elétrica resolveu acabar com a brincadeira. Foi um espetáculo inesquecivel esse fim de semana. Abraço. Eber Gomes
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