sábado, 6 de novembro de 2010

INTERLAGOS PÓS UPGRADE DA F1


A modernização do Autódromo de Interlagos é permanente e a prioridade dos investimentos, desde 2005, são para obras estruturais fixas e de segurança. Foram instalados este ano, de forma permanente, 221 metros de softwall (um muro de proteção com tecnologia de absorção de impacto), todo o circuito recebeu uma nova tinta antiderrapante e 220 metros quadrados de grama sintética de alta resistência em áreas de escape de importantes trechos de zebras da pista (lavadeiras).

A grama artificial substitui a concregrama em alguns pontos. Desenvolvida na Bélgica, o objetivo é proporcionar mais resistência ao atrito, e estarão colocadas atrás das lavadeiras mais críticas, evitando ao longo de treinos e corridas que haja algum desnível entre a lavadeira e a grama. Diversos autódromos europeus já utilizam esse sistema. A grama sintética é sempre de tom mais escuro e facilmente identificada nas imagens da televisão. Todo o sistema de concregrama, que há anos substituiu a grama comum no entorno da pista garantindo segurança, está substituído inclusive por peças novas e mais modernas, uma garantia a mais para o piloto que derrapar para fora do circuito.
As  Zebras (lavadeiras) substituídas, com troca da pintura e novo sistema de drenagem, operam como sinalizadores para os pilotos durante a prova. Além de tinta antiderrapante, as zebras (lavadeiras) receberam as cores verde e amarela, representativas do país. Como nada é perfeito, a durabilidade da tinta não parece a mesma. Pela foto acima, tirada durante os treinos de sexta, parte da tinta já havia ido embora com o uso.
A tinta antiderrapante assegura, principalmente em caso de chuva, que o nível de aderência seja o mesmo na pista e nas faixas. A tinta, de especificação italiana, estará aplicada em todas as faixas de bordo do percurso.
Fotos: Carsten Horst editadas por mim.

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