IDEALIZADORES DA ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS DO MPSP APRESENTAM INTENÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Organização de pilotos e equipes visa apoiar FASP e clubes na organização e gestão do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos
"A parte mais importante do progresso é o desejo de progredir". A frase é de Séneca, um dos maiores pensadores e escritores do Império Romano, e cabe muito bem na atual conjuntura do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos.
O crescimento do campeonato é latente desde 2009, quando cerca de 25 carros formavam os grid, após um trabalho incessante de diversos pilotos da categoria. O mesmo número de carros disputou as primeiras provas de 2010, e de lá para cá, chegamos a atingir quase 50 carros na etapa de agosto, fechando o ano com número ainda superior a 40.
Os méritos desse sucesso devem ser divididos entre os vários personagens e empresas que participaram da temporada 2010, clubes, Federação Paulista e, claro, pilotos e preparadores. Mas o fato é que hoje, diante do crescimento, é preciso uma maior estruturação para auxiliar os responsáveis pela categoria (FASP e clubes) e gerirem o campeonato de forma competente e promissora.
É nesse contexto que um grupo de pilotos, desejando progredir nosso campeonato de forma estruturada e democrática, após muitas conversas e acreditando representar a grande maioria dos participantes, resolveu criar uma nova Associação de Pilotos do MPSP. Sim, nova, porquê uma outra já existiu no passado, e entre sucessos e insucessos, cumpriu seu papel. O nosso, agora, é não cometer os erros do passado e trabalhar para que o progresso venha "em alto giro". Conheça um pouco mais de nossa proposta:
QUEM SOMOS?
Edgard Amaral - Presidente
Há muitos anos no automobilismo e multi-campeão do MPSP, Amaral detém alto grau de respeito entre os participantes, clubes e Federação Paulista.
Marcelo Camacho - Vice-Presidente
Administrador de empresas, Camacho será uma grande contribuição para a categoria.
Ricardo Pinto - Tesoureiro
Com grande experiência na área, Ricardo dará as diretrizes sobre os gastos internos da categoria.
Cláudio Roscoe - Secretário
Com seu blog na internet, Roscoe já assumiu um papel de comunicador dentro da categoria, e auxiliará na administração e organização de todos os temas discutidos.
Alexandre Papazissis - 2ª Secretário
Articulado e coerente como todos do grupo, Papazissis será de grande importância para a Associação.
Tiago Sala - Assessoria Jurídica
Advogado, Sala cuidará de toda a parte jurídica da Associação, desde sua constituição.
Ricardo Fávaro - Comunicação e Marketing
Profissional da área de comunicação há 16 anos, Fávaro é o único que não pilota na categoria, embora o curso na Alpie já lhê dê essa prerrogativa.
Corpo Deliberativo
Grupo de pessoas que farão parte de todas as reuniões onde serão discutidos os assuntos da categoria antes de se convocar uma assembléia para votação. O número de pessoas nesse grupo ainda não foi definido, e são aceitos nomes como candidatos. Atualmente, os pilotos André Chagas, Alexandre Nascimento e José Santiago se voluntariaram.
QUAL O PAPEL DA ASSOCIAÇÃO?
"CONCILIAR E PROGREDIR". No futuro, pode até virar um lema, mas atualmente é apenas a representação de nossas intenções. Certamente haverá forças contra a nossa atuação, e que tentarão disseminar a idéia que queremos ter o "poder total" sobre a categoria, que vamos mandar e desmandar, que agiremos em benefício próprio, e muitas outras bravatas. Mas isso é impossível, primeiramente porquê a categoria pertence, e sempre pertencerá, à FASP e Clubes, e tudo o que faremos será criar metodologias e propostas, CONCILIANDO essas idéias com eles. Segundo, porquê todas as propostas e ações da Associação serão geradas pelo "board" acima e discutidas em assembléia com TODOS OS PILOTOS, fazendo valer a democrática decisão sobre os assuntos. Ou seja, não existe poder supremo, não existe imposição nem briga. Nossa idéia não é criar um sindicato revolucionário, mas sim uma interlocução produtiva entre pilotos, FASP e clubes.
NA PRÁTICA, ONDE ATUAREMOS?
Atuaremos na gestão interna da categoria, em pontos onde a FASP e clubes não tem "mãos" para atuar, onde se destacam:
- Captação de patrocínios
Qualquer pessoa ou empresa é potencialmente um captador de recursos para a categoria, mas isso precisa ser feito de forma organizada. Ninguém pode sair por aí dizendo que é dono da categoria, fazendo propostas que a categoria desconhece, sem conhecer sequer as nossas necessidades. A nossa Associação deverá credenciar oficialmente os captadores, definindo as necessidades básicas da categoria e os percentuais de remuneração ao captador sobre o montante obtido.
- Gestão de recursos
Os recursos obtidos pela captação devem ser geridos pela Associação, que determinará investimentos em marketing, comunicação, mídia, relacionamento, etc. O papel do patrocinador é investir na categoria como um todo, seguindo um projeto elaborado por nós, e não decidir onde e como os recursos serão aplicados.
- Relacionamento com patrocinadores
Caberá a nós mesmos o trabalho de relacionamento com nossos patrocinadores, que deverão ser acolhidos em nossa sala VIP, atendidos em reuniões que solicitarem, deverão receber relatórios de resultados dos investimentos efetuados, etc.
- Estabelecimento de parcerias
A Associação deverá manter e aumentar o número de parceiros que contribuem com a categoria no fornecimento de peças e serviços, trabalhando para que o relacionamento seja ganha-ganha. Parcerias só são duradouras quando ambas as partes vêm benefícios no acordo, e devemos trabalhar por isso.
- Contratação de fornecedores
A contratação, estabelecimento de diretrizes de prazos, produtividade e qualidade de serviços será também atribuição da Associação, assim como o pagamento dos fornecedores. Não se pode permitir que pessoas que trabalham para a categoria tenham dificuldades para receber, ou sequer saibam quem vai pagá-las ou quando.
- Gestão sobre a comunicação da categoria
A comunicação da categoria é coisa muito séria e importante, e não pode ser tratada de forma leviana. Manipulação de informações em favor (ou desfavor) de um ou outro piloto, auto-promoção de patrocinadores ou informações inverídicas não podem ser toleradas. A categoria deve se comunicar com transparência, seriedade e isenção de interesses pessoais. Além disso, uma boa comunicação deve ter como meta falar com os públicos interno E EXTERNO, de forma a gerar maior interesse e resultados.
- Apoio no estabelecimento de normas desportivas
A Associação terá o dever de conceituar certas normas desportivas, como auxílio à administração da FASP e clubes, como por exemplo a definição da regra para elegibilidade às categorias superiores, entre outras.
- Apoio no estabelecimento de normas técnicas
Da mesma forma que nas normas desportivas, é a categoria, através da Associação de Pilotos, que deverá sugerir à FASP e clubes adendos técnicos para equalização de novos modelos de carros, sugerir homologação de peças e fornecedores oficiais, conforme novas parcerias forem sendo acordadas.
CONCLUSÃO
A Associação de Pilotos do MPSP é uma iniciativa válida e, pode-se dizer, imprescindível para auxiliar na organização e promoção de nossa categoria, que cresce exponencialmente e demanda cada vez mais uma gestão estruturada. Conciliar idéias e fazer a categoria progredir ainda mais depende do esforço de todos nós. Devemos ter isso como objetivo comum e apoiar a iniciativa, contribuindo com ela, participando das reuniões e trazendo propostas.
1ª REUNIÃO DO GRUPO
Para iniciar os trabalhos da nova Associação estamos preparando uma reunião com pilotos e preparadores, que acontecerá na SEGUNDA SEMANA DE JANEIRO, com data exata e local a serem divulgados nos próximos dias. Nesta oportunidade oficializaremos o Corpo Deliberativo e pautaremos os trabalhos a serem realizados nas semanas seguintes.
Confirmações de participação, sugestões de nomes para o Corpo Deliberativo e maiores informações podem ser encaminhadas para:
Edgard Amaral
e-Mail: edgardamaral@globo.com
Telefone: 11 5034.1378
Celular: 11 9990.1266
Nextel: 11 7876.1344 (ID 84*82800)
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