quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

CORSA OU GOL ?

Foto: Miagi - automobilismopaulista.net - Edição C.Roscoe
O piloto Luis Guilherme, Gol 96 Novatos, me solicitou uma narrativa sobre as diferenças de pilotagem entre o Gol e o Corsa. Como eu só conheço o Gol em interlagos pelo simulador virtual e por vídeos, preferi solicitar por email uma avaliação à alguns pilotos que tiveram a oportunidade de andar com os dois carros dentro do regulamento de 2010, que acrescentou 30kg de peso em comparação a 2009. Os solicitados foram Edgard Amaral, Wanderson Freitas, Zigomar Jr e Luisinho da Phoenix. Por enquanto recebi as análises do Wanderson e do Zigomar que seguem abaixo:

O pilotos Wanderson Freitas, que correu as nove primeiras etapas com o Gol 27 da equipe Arias, e na última etapa, correu e venceu mais uma prova do ano, desta vez com o Corsa 27, também da equipe Arias, foi o primeiro a responder. Ele fez a análise para para o blog mas foi bastante enfático em dizer que é uma impressão particular, que cada piloto dependendo do seu estilo e momento, poderá perceber vantagens e desvantagens diferentes das que ele percebeu. Ele disse:


No meu ponto de vista,

vamos por partes na pista:
S do Senna - prefiro corsa, de um modo geral acho que o corsa é mais equilibrado nas freadas, pode-se abusar mais do que o gol, rápido, isso facilita em pontos da pista que se freia em alta velocidade, outra vantagem é que o corsa faz o S todo em 3 marcha, ate o sol se faz apenas 2 trocas de marcha, enquanto o gol troca 4 vezes ate o sol(reduz de 5 pra 2, coloca 3 na segunda perna do S)
Do sol ate a freada da oposta - cambio do corsa é melhor em retas, é um cambio em que se aproveita todas as marchas ate o final, você sai do sol em 4 e no começo da opostoa esta de 5, o aproveitamento do cambio em retas é muito bom. No gol você chega de quarta no final da oposta, e na freada como já disse, o corsa é mais equilibrado, pode-se frear mais dentro.
Lago - ainda fico com Corsa, no lago fica nítido pra mim o quanto o corsa é melhor de tração, quando você da o motor ainda na zebra de dentro o corsa aceita e segue grudado a frente no chão, no gol você tem que manter meio acelerador ate a zebra de fora para o carro se alinhar pra dar o pé no fundo senão a frente vai embora.
Laranja - aqui eu prefiro o gol, acho que a terceira do gol é mais forte e é mais fácil controlar o carro no acelerador, no corsa a 4 marcha é um pouco fraca pro laranja

"essinho e pinheirinho" - de um modo geral o corsa tem uma terceira fraca para todo miolo, é possível perceber isso nas saídas de curva de baixa, o gol sai de segunda e com uma pegada mais forte, mas o contorno do corsa é melhor e não se troca marcha em todo miolo.
Bico de pato - nessa curva pro corsa sair junto com o gol tem que fazer um bico de pato perfeito, não se aceita mínimo de erro, se errar o gol vai abrir um monte, a pegada do gol é muito melhor aqui.
Mergulho - a troca de marcha no meio da curva do mergulho no corsa tem que ser cautelosa, senão a frente se perde um pouco, no gol troca antes e pode entrar com pé no lastro.
Junção - também acho o corsa um pouco fraco na saída da junção é preciso acertar bem a curva pra sair forte com o gol.
Subida da junção - daqui em diante o escalonamento de cambio do corsa facilita bastante, se acertar a junção fica difícil pegar o corsa na reta Emerson, inclusive tenho a impressão que o corsa tem uma aerodinâmica que facilita no vácuo, quando se pega o vácuo no corsa ganha-se mais do que com o gol

De um modo geral, acredito que o corsa é um carro mais fácil de guiar, menos trocas de marcha, menos possibilidade de erros, contorna melhor.
O ponto forte do gol é nas disputas em uma corrida, por ter uma saída de curva forte, em determinados momentos da corrida onde você precisa disputar com um corsa, o gol vai sair mais rápido no miolo, essa é uma vantagem forte.

Bom claudinho, mais ou menos é isso aí, só uma observação, no momento em que eu falo que o corsa ou o gol é melhor em tal ponto, isso nao quer dizer que um seja mais rapido que o outro nesse ponto, simplesmente estou narrando o conforto da pilotagem que cada carro me proporciona. Não tivemos tempo de pegar as parciais para analisar onde um é mais rapido que o outro nos determinados pontos da pista.
______________________________________________________________________________________________

Outro piloto que colaborou foi Zigomar Faria Jr., que correu na temporada com o corsa 44. Piloto experiente, tendo corrido o campeonato em outros anos com gol, teve a oportunidade, neste ano, de treinar e acertar um carro Gol da equipe Arias.


Olá Claudio, tudo bem?
É com prazer que faço esse comentário.

Na minha opinião, os dois carros são bons de guiar e podem virar rápido. 

porém são de respostas diferentes. O gol tem vantagens em alguns pontos do autódromo e o corsa tem em outros.

Como por exemplo: 

na chegada do S do Senna percebo o gol com uma frenagem melhor do que a do corsa por ter 3 reduções e isso ajuda muito na aproximação.

outra particularidade do gol que acho mais positivo que o corsa, seria o trecho entre o S, Pinheirinho, Bico de Pato e curva da Junção. Por ter uma segunda mais longa, existe um melhor aproveitamento de torque do motor, o carro tem "mais força" para retomar a velocidade.  E, com uma saída melhor no contorno da curva da junção, tem uma subida do box melhor que o corsa. Mas precisa tomar mais cuidado pra não distracionar.

Já o corsa tem um contorno um pouco melhor que o gol. Com isso se tem uma vantagem nesse trecho de baixa entre o S e a curva da Junção. Com um carro bem acertado se consegue dar motor antes dos gol.
No trecho de reta, depois da curva do Café, o corsa leva uma ligeira vantagem só perceptível no cronometro. É uma vantagem pequena mas que serve para evitar um ataque antes da freiada do S.
ok, no geral é isso.
abraço
______________________________________________________________________________________________
Acho que o assunto não se esgota aqui. Se os pilotos que foram consultados e ainda não responderam quiserem mandar suas opiniões ou se outros pilotos, que conhecem os dois carros, quiserem se manifestar fiquem a vontade: claudioroscoe@gmail.com 




Nenhum comentário:

Postar um comentário