segunda-feira, 25 de abril de 2011

E A 3a ETAPA...

Foto: Vinícius Nunes
Tempo bom, pista seca e quente nos treinos de quinta, sexta, sábado e nas provas de domingo.

SEXTA-FEIRA:
Os cinco mais rápidos nos treinos de sexta-feira foram, pela ordem: 
Primeiro treino: P1 Claudio Roscoe/Corsa 18 Arias , P2 W.Freitas/E.Amaral/Gol 27 Arias, P3 Caio Clemente/Corsa 20 Arias, P4 E.Gontijo/F.França/Corsa 31 Arias, P5 P.Pimenta/Spada Jr/Gol 69 Guichaco.
Segundo treino: P1 M.Camacho/L.Piccolo/Corsa 92 Phoenix, P2 Caio Clemente/Corsa 20 Arias, P3 Cristian Mohr/Corsa 03 Arias, P4 W.Freitas/E.Amaral/Gol 27 Arias, P5 Claudio Roscoe/Corsa 18 Arias.

SÁBADO:
Os cinco mais rápidos no Qualifying de sábado:
P1 Caio Clemente/Corsa 20 Arias, P2 W.Freitas/E.Amaral/Gol 27 Arias, P3 Claudio Roscoe/Corsa 18 Arias, P4 Cristian Mohr/Corsa 03 Arias, P5 P.Pimenta/Spada Jr/Gol 69 Guichaco.
-O 27 de Edgard Amaral saiu em primeiro para a tomada, seguido do 18 de Claudio Roscoe. Na reta oposta o 27 tirou o pé e o 18 resolveu encarar a volta de cara pro vento correndo o risco do 27 se aproveitar de seu vácuo. Resultado? O 18 de Roscoe fez a primeira volta com o 27 no vácuo. Na volta seguinte o 18 tirou o pé e tentou se aproveitar do 27 para ver se compensava a bobagem cometida. Até conseguiu no começo, mas quando chegou no miolo precisou tirar o pé por se deparar com carro mais lento na pista. A tentativa de troco ficou por aí, no prejuízo. 
No final as melhores voltas do pole 20 de Clemente, do 27 de Amaral e do 18 do Roscoe foram conseguidas na primeira volta.
Alguns dados:
-Os cinco primeiros do sábado figuraram em pelo menos um dos treinos entre os cinco primeiros e os três primeiros figuraram nos dois treinos entre os cinco melhores;
-Dois Gols e três Corsas figuraram entre os cinco primeiros;
-Sete Gols e sete Corsas formaram a classe super;

Briefing:
Muitas queixas sobre o comportamento de pilotos nas provas da etapa anterior e promessas de rigor nas penalizações. Os comissários da Fasp e Edgard Amaral soltaram o verbo com relação a necessidade dos pilotos se conscientizarem dos riscos e cuidados que precisam ter na pista.

DOMINGO
Primeira Prova:
O Sinal Vermelho acendeu e, em menos de um segundo(minha impressão), ele se apagou. Caio Clemente/20 com problemas nos pneus dianteiros, largou mau na pole e já na primeira perna do S o 27 de Edgard Amaral estava na liderança seguido pelo 18 de Claudio Roscoe. Em seguida vinha o 69 de Pedro Pimenta e o 03 de Cristian Mohr. O 18 e o 27 abriram uma distância dos demais e o 18 de Claudio Roscoe ameaçou por algumas vezes ultrapassar o 27, mas os dois carros pareciam estar muito iguais e o 18 pensando que ainda haveria oportunidade na segunda parte da prova, depois do Safety Car, preferiu não arriscar tanto na primeira parte da prova. Chegou a oitava volta, Safety Car, relargada e o 69 de Pimenta relargou melhor do que o 18 de Roscoe e fez um bonita ultrapassagem por fora, mas comprometeu a segunda perna do S, saiu menos embalado no sol e o 18 chegou no lago por fora e o 69 por dentro. Cristian Mohr/Corsa 03 que vinha atrás, tentou ultrapassar o 18 de Roscoe por dentro no lago, não conseguiu o contorno por dentro, esparramou, bateu no 18 de Roscoe, tirando-o da pista. O 18 de Roscoe ainda voltou na frente de Mohr mas com duas rodas na grama o carro acabou puxado para fora da pista convidando o Roscoe a virar jardineiro por uns 30 metros. O 18 de Roscoe, que até a tomada do lago estava disputando a segunda posição com o 69 de Pimenta, caiu para P18. Com o volante torto e com o desalinhamento provocado pela batida, sobrou ao 18 de Roscoe tentar diminuir o prejuízo virando o mais rápido que desse naquela condição. No final, o 18 de Roscoe chegou em P6 na geral e P5 na Super, com Cristian Mohr em P4. Após o Roscoe apresentar sua queixa contra o 03, Mohr acabou penalizado em 20 segundos e o 18 de Roscoe sobiu para P4 na Super e P5 na geral. 
Na frente o 27 de Edgard Amaral travou uma briga bonita com o 20 de Clemente. Na abertura da penúltima volta, o 20 de Clemente ultrapassou o 27 de Amaral na reta e na abertura da última volta foi a vez do 27 de Amaral devolver com uma bela ultrapassagem sobre o 20 no final da reta. Daí os cinco primeiros na geral ficou assim: P1 Edgard Amaral/Gol 27 Arias, P2 Caio Clemente/Corsa 20 Arias, P3 Pimenta/Gol 69 Guichaco, P4 Ricardo Sargo/Celta 81 Alpie e P5 Claudio Roscoe/Corsa 18 Arias.

Segunda Prova:
Com a chegada de Asciutti/Gol 80 em P6 na primeira posição, seu companheiro e estreiante na categoria, Luiz Leite largaria em P1. Após a volta de apresentação a P1 fica vaga, P2 com 18 de Roscoe, P3 com o 81 de Sargo, P4 com o 69 de Spaga Jr, P5 com o 20 de Clemente e P6 com o 27 de Wanderson. Dada a largada, o 18 de Roscoe larga mau e na saída do sol está em P4, com o 81 de Sargo em P1, o 27 de Wanderson em P2 e o 69 de Spada Jr em P3. Depois da mancada da largada o 18 de Roscoe vai recuperando posições até chegar no eterno rival 27 de Wanderson Freitas. Logo atrás vem acompanhando de perto o 20 de Clemente e o 03 de Cristian Mohr. Os quatro primeiros seguiram próximos até o final. O 18 de Roscoe bem que pensava em atacar o 27 de Wanderson mas o equilíbrio dos tempos de volta estava muito grande e entre os quatro primeiros só haveria ultrapassagem com o erro de algum que seguisse na frente. Como não aconteceu o resultado dos cinco primeiros foi: P1 Wanderson Freitas/Gol 27 Arias, P2 Claudio Roscoe/Corsa 18 Arias, P3 Caio Clemente/Corsa 20, P4 Cristian Mohr/Corsa 03, P5 Wilton Pena/Gol 26 Arias.


GOLS x CORSAS
Depois de um início difícil, os gols voltaram a mostrar a força que sempre tiveram:
Dos 10 primeiros da primeira prova: 6 Gols, 3 Corsas e 1 Celta;
Dos 05 primeiros da primeira prova: 2 Gols, 2 Corsas e 1 Celta;
Dos 10 primeiros da segunda prova: 6 Gols, 3 Corsas e 1 Celta;
Dos 05 primeiros da segunda prova: 2 Gols, 3 Corsas;

AUSÊNCIAS - SUPER:
 - Não participaram da 3a etapa: O.Fragnani Jr., Ricardo Lima e Zigomar Jr,


O CORSA 18 E O ROSCOE:
O Corsa18 estava bom de chão e motor; bem equilibrado com o Gol 27. Nada a reclamar do carro.
O mapa do Roscoe é que esteve ajustado para o modo mais conservador, o que deu-lhe constância e pontos para continuar na liderança do campeonato. Mostrou boa recuperação após cair da disputa pelo P2 para P18 e ainda chegar em P6,  isso nas 8 voltas finais da primeira prova e com o alinhamento dianteiro  estrábico depois da batida que sofreu. 
O final de semana poderia ter sido melhor, pois o piloto errou em três momentos importantes: Ao permitir o vácuo do 27 na tomada classificatória de sábado, na relargada da primeira prova onde perdeu a segunda posição para o 69 de Pimenta e na  largada da segunda prova onde caiu da primeira para a quarta posição. 

DESTAQUES POSITIVOS:
- Mais um  recorde com 58 carros no grid, refletindo o sucesso da categoria;
- A raridade da participação de duas mulher na categoria;
- A grande participação de pilotos Mineiros;
- Estreia de um Fiat Pálio e com pódio;
- Evolução do VW Gol;
- O bom trabalho da dupla Edgard Amaral e Wanderson Freitas;
- Equipe Arias: 
      - Os 4 primeiros do grid são Arias;
      - Os 5 primeiros da segunda prova são Arias;
      - Os 5 primeiros no campeonato da Super são Arias;
- Cristian Mohr: fez as melhores voltas das duas provas;
- Melhora de comportamento dos pilotos, principalmente na primeira prova:
      - Dos 58 carros no grid da primeira prova, 56 largaram na segunda;      
      - Não houve necessidade da entrada do Safety Car, além do obrigatório;
- Melhora nas penalizações pela direção de prova. Vários postos de sinalização com dois comissários durante a prova.
- As providências da direção de prova em relação a curva do café não comprometeram a segurança e nem o bom andamento da prova. 
- A volta da lanchonete temporária montada no lajão,
- Grama aparada. Claro que pela prova da Stock Car/Globo.

DESTAQUES NEGATIVOS:      
- Mesmo melhorando em relação à 2a etapa, ainda aconteceram muitos toques e batidas evitáveis;
- Demora na chegada da Ambulância para socorro do Paulo Kunze. Foi a impressão de quem assistia do lajão.
- A negativa do clube organizador em acolher a representante da Associação no espaço da secretaria.
- A não participação de alguns poucos pilotos com a contribuição para que a Associação dos Pilotos possa trabalhar a favor dos interesses da categoria.
- No momento em que o luto vira presença constante em interlagos é de impressionar a influência que o evento "Rachão" vem ocupando junto aos orgãos(clubes, federação e autódromo) que deveriam defender os interesses do automobilismo. Apoiam uma atividade não federada, que não é automobilismo e que coloca o campeonato paulista, federado, em risco. 

O CAMPEONATO - SUPER:
Foi o final de semana da dupla Wanderson Freitas e Edgard Amaral e da recuperação da imagem dos Gols como carro competitivo. O gol 27 voltou a mostrar eficiência nos treinos, na tomada classificatória e nas duas provas de domingo. O resultado elevou a dupla do 27 para a segunda posição no campeonato com 23 pontos de desvantagem para o líder, Corsa 18 de Roscoe e com apenas 1 ponto de vantagem sobe o Corsa 20 de Caio Clemente.

Nas três etapas do ano:
-Foram três carros diferentes vencendo; 
-O carro que venceu a primeira prova acabou vencendo a segunda;  
-Foram três carros diferentes na pole;
-Três carros diferentes fizeram as seis melhores voltas.

A próxima etapa, dia 29 de maio, promete muita emoção, e melhor, nenhuma definição de favorito. Enquanto não chega vou estudando um bom setup para o piloto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário