domingo, 10 de julho de 2011

POR QUE NOMEX?


DuPont™ Nomex® é uma fibra inerentemente resistente a chamas que não perde a eficiência com o uso contínuo ou lavagens.

Ao usar as vestimentas de proteção de Nomex®, você está aumentando a sua segurança contra riscos de incêndios e arcos elétricos. Nomex® é um artigo autêntico, extensivamente testado pelos cientistas e engenheiros da DuPont, e desenvolvido para superar o desempenho de outros tecidos resistentes a chamas.

Dúvidas mais frequentes:
Qual é a diferença, em termos de proteção, entre Nomex® e algodão tratado resistente a chamas (algodão FR)?
A fibra Nomex® possui resistência permanente contra chamas. O tecido Nomex® não sofre queimaduras em uma atmosfera normal. Ele é inerentemente não inflamável. Já o algodão resistente a fogo (FR) é tratado superficialmente com substâncias químicas após a produção do tecido. Esses tratamentos não são permanentes e sua durabilidade pode variar com relação ao número de lavagens, o que compromete as características não inflamáveis do tecido. Todas as substâncias químicas utilizadas para retardar chamas têm uma temperatura de decomposição relativamente baixa (entre 190 e 200 graus Celsius). Em caso de incêndio (com temperaturas que alcançam entre 600 e 1000 graus Celsius), esse agente resistente a chamas pode ser consumido. O algodão que permanecerá, já sem a camada de tratamento, queimará. Esse processo é conhecido como “pós-combustão" e pode causar ferimentos graves à pele. Quando evaporam, os agentes resistentes a chamas podem deixar resíduos semelhantes ao alcatrão, que podem causar ainda mais queimaduras, por conta de sua alta temperatura. Além disso, praticamente todos os tecidos feitos de algodão resistente a chamas são mais pesados que os tecidos Nomex®.
Eles contêm um mínimo de 30% a mais de peso em substâncias químicas para retardar chamas.
Por exemplo, um tecido de algodão resistente a chamas de 300g/m² possui aproximadamente 100g/m² em agentes químicos ou resina, que, quando incendiados, deixam apenas cerca de 200g/m² de algodão sem tratamento.

Pilotos de corrida utilizam peças de vestuário feitas com fibra Nomex® parecidas com as utilizadas por bombeiros/trabalhadores industriais?


As roupas utilizadas por pilotos de corrida e bombeiros industriais são feitas do mesmo tecido Nomex®. Porém, as atividades de dirigir carros de corrida e combater incêndios são completamente diferentes. Para combater um incêndio é necessário ter atividade e movimentar o corpo, o que gera calor na parte interna da roupa. Por esse motivo, a roupa precisa ser mais larga e ter uma camada exterior mais durável. Um piloto de corrida precisa de uma roupa pouco volumosa, que não seja à prova d’água, mas seja respirável e, ao mesmo tempo, vista bem. Em caso de incêndio, um piloto precisa estar protegido enquanto está sentado; uma roupa de peça única protege melhor nesse caso.

O que acontecerá se eu lavar uma peça de vestuário Nomex® em casa?

Se você seguir as instruções de lavagem Nomex® para lavagem em casa de forma precisa, nada de errado deve acontecer com sua vestimenta Nomex®. No entanto, há casos específicos em que foi utilizado peróxido de hidrogênio (um tipo de alvejante) durante a lavagem do vestuário de nylon/algodão com tratamento antichamas, e as propriedades resistentes a chamas dos tecidos de nylon/algodão foram comprometidas. Isso foi reportado pela empresa Westex na “Atualização de Aviso para Cuidados com Lavagem Industrial”, de 2 de outubro de 2003.

Se os tecidos Nomex® possuem resistência inerente a chamas, por que as instruções de lavagem da DuPont solicitam que eu não utilize água sanitária na lavagem?

O uso repetitivo de água sanitária na lavagem pode afetar a cor e enfraquecer as propriedades do tecido, o que pode encurtar a vida útil do vestuário. A exposição à água sanitária não afetará as propriedades de resistência inerente contra chamas de tecidos como o Nomex®.



Nenhum comentário:

Postar um comentário