sábado, 1 de setembro de 2012

CONSUMIDORES MAL COMPORTADOS ?

Trinta mil internautas acompanharam a transmissão da 8a etapa do Marcas e Pilotos, ao vivo, pela Rádio  Giga, segundo informações divulgadas pelo Alexandre Cronhal da rádio Giga e pelo presidente da Associação dos Pilotos, Alexandre Nascimento.

Minha paixão pela categoria se encanta com a informação, mas meu senso crítico não a digere tão bem. Não sou especialista, mas se os números forem esses mesmo, nossa categoria merece um estudo detalhado sobre o comportamento de seus consumidores.

Trinta mil pessoas, sessenta mil tímpanos, ouvindo nossa corrida ao vivo pelo mundo e nenhum "puto", nenhum cabeçudo sequer, para sentar a bunda na arquibancada?

Para se ter uma ideia do sucesso da categoria através de imagens em movimento e áudio na internet, o vídeo da categoria de maior sucesso de acessos na internet é um produzido e postado pela Sport Brazil, com as imagens do acidente da 3a etapa deste ano. São pouco mais de dois minutos de vídeo (vídeos longos não geram muitos acessos). São creditados a ele, até hoje, 18.932 acessos. Desses, só o pessoal da Fasp e do Clube da Lapa devem ter assistido umas "trocentas" vezes, outras "trocentas" por pilotos e familiares. Não foram 18.932 internautas assistindo, pois vários assistiram mais do que uma vez.
No caso de transmissões ao vivo, onde não há repetições, são números de internautas mesmo.

O Cronhal informou que apurou dez mil acessos na transmissão da Rádio Giga da 7a etapa. De dez mil da 7a etapa, que já não é pouco, para trinta mil da 8a etapa, foi um tremendo avanço. 


Números assim deveriam constar em qualquer projeto de patrocínio. De pilotos e até da própria categoria.

Como não há um medidor oficial de audiência de rádios da internet, assim como há para rádios e TVs tradicionais, seria interessante a categoria solicitar o levantamento documental. Mesmo que oficiosamente, ter esses números em arquivos de imagem para possíveis apresentações de retorno de mídia aos atuais e possíveis futuros  patrocinadores não seria nada mau. 


Folgado que sou, enviei o e-mail abaixo para a associação de pilotos:

"Caros Srs., 

Tentei enviar a mensagem pelo site mas não consegui, está dando erro. Segue-a abaixo:

O Alexandre Cronhal e o presidente Alexandre Nascimento publicaram em suas páginas do Facebook que a transmissão da oitava etapa do Marcas SP, via Rádio Giga, obteve 30 mil internautas de audiência. O Alexandre Cronhal informou, também no Facebook, que a 7a etapa havia alcançado 10 mil internautas. 
solicitei anteriormente ao Cronhal e peço-lhes agora: gostaria de um arquivo de imagem ou de dados para anexar tal informação em meu projeto de patrocínio, algo que comprovasse a tal audiência, nem que fosse um arquivo de print screen, para dar credibilidade `a uma importante informação de retorno de mídia.

Abraços,

Claudio Roscoe"



Esses números dos consumidores da nossa categoria me fizeram lembrar agora de uma consulta que recebi por e-mail, anteontem, de uma tal de Camila:

CAMILAVocê é professor de Comportamento de consumidor na UNA?

EUOi Camila. Não sou não. Sou comerciante e piloto de automóvel. Acho que os atuais professores de comportamento de consumidores não estão trabalhando muito bem não. Os consumidores, de uns anos para cá, vêm se comportando muito mal.

Abraços, e sucesso em sua procura.

Claudio Roscoe

A Camila provavelmente achou o dublê de engraçadinho aqui um tremendo idiota, opção que não descarto totalmente também não. De qualquer forma, acho oportuno e sustento essa idiotice para os consumidores do Marcas SP diante dos números declarados:

Trinta mil consumidores no rádio pela internet e nenhum na arquibancada. 

Isso é um péssimo comportamento. Se fossem meus alunos, como bem suspeitou a Camila, seriam reprovados, sem compaixão!

Ou serei eu o idiota mal comportado?

5 comentários:

  1. Claudio, parece que tem um pouco de logica sim, pois ouvi que temos algumas empresas ja pleiteando o patrocinio do marcas para o ano que vem. Algum motivo ou retorno eles devem ter ....#07# Paiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre defendi e defendo o potencial de retorno da categoria. O nosso trabalho pode aumentar ou diminuir essa percepção de potencial por parte de possíveis patrocinadores. Bobagens sempre prejudicam essa percepção:

      http://claudioroscoe.blogspot.com.br/2012/09/consumidores-mal-comportados-nao.html

      Excluir
  2. Olá boa noite , Cláudio ainda não recebi seu email por isso não o respondi , mas gostaria de fazer algumas considerações sobre este post , que pra mim ficou meio vago a posição dele , não entendi de esta fazendo uma critica ou um elogio , por um momento até pensei que poderia estar colocando em duvida as informações prestadas pelo Alexandre Cronhal da radio Giga e por esse motivo fui me aprofundar no assunto , segundo o Alexandre os dados são oficiais e serão publicados no nosso site e para quem necessitar utiliza-los da forma que melhor convier , esses dados são passados por uma empresa de streaming e o calculo é feito pela quantidades de dados trafegados e ele me falou que esses dados poden e devem ser utilizados para apresentação da categoria ou até mesmo para apresentação de um piloto ou equipe , acredito estarmos em um excelente momento no Marcas , com uma grande exposição na mídia , Curva do S no esporte interativo e na internet , novo site muito mais dinâmico e com atualizações diárias e uma excelente visitação , programa ao vivo pela All Tv , programa semanal na Tv aberta pela Net, Tva e pela internet e com isso temos algumas propostas para o ano de 2013 , empresas se interessam em colocar suas marcas como patrocínio em categorias que dão retorno , vamos divulgar essas informações , mas se as empresas nos procuram por algum motivo deve ser . Por fim quero ressaltar o empenho de todos os membro da APPM em fazer o Campeonato Paulista de Marcas , hoje a Copa Marshal de Marcas e Pilotos em tornar essa a Maior Categoria , mas não só em numero de carros , mas em numero de participantes , maior em retorno de mídia , queremos lotar as arquibancadas do Autodromo e acredito estarmos no rumo correto .


    Alexandre Nascimento
    Carro 30
    Presidente APPM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O direito de afirmação e publicação existe, assim como o da dúvida e do pedido de explicações, especialmente quando o assunto diz respeito a uma declaração por parte de alguém que representa uma organização da qual se participa e se contribui para sua existência e manutenção.
      A sua declaração sobre assuntos da categoria é a voz de todos pilotos associados falando.
      Você tem feito um trabalho com acertos em várias ações e o parabenizo por isso, mas o grande momento de exposição de mídia que você acredita que estamos passando, após a declaração dos 30 mil ouvintes da rádio Giga, pode não parecer tão grande assim.

      Excluir
    2. http://claudioroscoe.blogspot.com.br/2012/08/consumidores-mal-comportados.html

      Excluir