terça-feira, 28 de agosto de 2012

ULTRAPASSAGEM POLÊMICA DE WANDERSON FREITAS SOBRE ALDO PIEDADE JR.

Aldo Piedade Jr., piloto do Celta 65, apresentou uma queixa na torre, logo após a segunda bateria da 8a etapa do Marcas SP, sobre uma ultrapassagem que sofreu do carro 27 de Wanderson Freitas . Segundo Aldo, o piloto do 27 ultrapassou-o por fora da pista na subida do laranjinha. Essa foi sua impressão e justa e corretamente caberia uma verificação. A punição não havia sido aplicada por nenhum comissário de pista ou da torre, o piloto reclamante não tinha nenhum vídeo para sustentar sua queixa. Wanderson Freitas, seguro de sua ação, apresentou seu vídeo na expectativa de que o fato teria um julgamento favorável a ele. Resultado? Punido em 20 segundos, caindo de primeiro para terceiro lugar na super e a vitória indo para o reclamante Aldo Piedade Jr.
Baseado em seu próprio vídeo, o piloto do Gol 27 foi punido. 
Considerando que opinião, cada um tem a sua, a minha é a de que a ultrapassagem foi realizada corretamente no laranjinha e não por fora da pista, na subida do laranjinha, como alegado. Pelo áudio, percebe-se que o 27 tira o pé o suficiente para manter a parte interna até a entrada do laranjinha.
E outra: vale a pena apresentar seu vídeo quando você for o reclamado, mesmo tendo convicção baseada no que você vê e ouve? Tenho minhas dúvidas.
.

16 comentários:

  1. Fasp errou feio , não existe motivo para punição ai ... Ridiculo o julgamento deles !!! Wilton Pena #53#

    ResponderExcluir
  2. Caros companheiros de pista,
    concordo com o Wilton,acho que a ultrapassagem foi normal,esta situaçao de ultrapassagem ocorre o tempo todo.Entendo tambem a perspectiva do Aldo,que sentiu-se prejudicado e foi procurar seus direitos.
    Abraços
    Luis Guilherme #96
    Ps : Herdei a segunda posiçao com a puniçao do Wanderson,mas piorou minha situaçao no campeonato com relaçao ao aldo(ele somou 20 pts naquela bateria e eu 15 pts,se tivesse ficado como estava ele somaria 15 pts e eu 12 pts)

    ResponderExcluir
  3. As 4 rodas precisam estar dentro das LINHAS e não apenas 2, como muitos acham.

    Punição perfeita e bem aplicada.

    ResponderExcluir
  4. é muito questionável, mas vou tentar ir pela lógica, na minha opinião zebra é pista, ele começou a usar a zebra e obviamente o Aldo não dá espaço para ele voltar, já que ficaria por dentro. Quando acabou a zebra ele usou um pedaço da área de escape. Na minha opinião foi legal. Se não houvesse zebra ali, acho que seria justa a desclassificação. Seguindo essaa linha de poensamento, os pilotos que passam com as quatro rodas na zebra do "S" do miolo, deveriam ser punidos também, pois muito passam com o interno na terra. Mas claro que se faz necessário ver o que diz o regulamento, mas ach que foi legal sim, álias uma grande ultrapassagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas rodas em cima da zebra e duas FORA da pista = 4 rodas FORA da Pista.

      O #27 foi punido no "S" do Miolo na corrida da MINI porque passou justamente com as 4 rodas em cima da zebra.

      O #500 foi punido porque o #533 mostrou com um video que o mesmo ultrapassou-o em cima da zebra do "S".

      Regra é Regra !!!!

      Excluir
  5. Opa !! PAREM DE SER PARCIAIS !!!!

    Isso é ridiculo !!!

    O #27 só passa ali justamente porque o #65 abre para ele voltar para a pista.

    Se o #65 mantivesse a sua tragetória, ficando na mesma linha, o #27 JAMAIS passaria ali ... isso é claro no video.

    O Aldo tira o carro evitando um choque, que poderia ser perigoso.

    LEMBREM-SE : Numa corrida desse ano (na chuva) o #27 e o #111 (Trupel) fizeram a mesma manobra, mas o #111 não tirou o pé (nem o #27)e ambos bateram. Pela manobra perigosa ambos foram chamados na Torre e o #27 foi punido.

    Coporativismo e puxasaquismos tem limite !!!

    O #27 é Campeão sem isso !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anonimo,
      so porque sua opiniao difere da minha nao quer dizer que estou puxando o saco do wanderson,mesmo porque nao ganho nada com isto,acho importante a discussao sobre o tema,a minha opiniao inicial ja foi dada acima,mas sempre escuto as opinioes da comunidade de interessados e posso reconsiderar.Corporativismo e puxasaquismo isto nao existe.
      Abraços
      Luis Guilherme #96

      Excluir
  6. CODIGO CDA

    IX – Manobras destinadas a bloquear outros pilotos, tais como mudança de direção
    antecipada, direcionamento do veículo para o lado interior ou exterior das curvas, ou qualquer
    outra mudança anormal de direção, serão estritamente proibidas.

    XI – A mudança prevista no item anterior não poderá ocorrer na direção do veículo que tenta
    a ultrapassagem, quando este já tiver colocado o carro ou parte deste na sua lateral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OU SEJA : Punição bem aplicada

      Excluir
    2. ou seja, punição deveria ser dada ao 65, foi ele quem bloqueou o 27

      Excluir
  7. Prezados,
    vendo novamente o video,lembrei do ocorrido comigo em curitiba,pelo informado pelos comissarios la presentes,quando voce escolhe o lado da curva que vai frear(por dentro ou por fora),voce tem que contornar a curva toda pelo o lado escolhido,ou seja freiou por dentro tem que fazer a curva por dentro e sem espalhar,freiou por fora tem que contornar a curva por fora sem tangenciar,neste video o aldo tangencia a segunda perna do lago por dentro e o #27 ja vem por fora,apos a tangencia ele espalha e vai ate perto da zebra nao dando espaço para o #27 que ja vinha por fora,neste raciocinio o aldo tambem teria que ser punido.Esta determinaçao da FIA veio apos o incidente entre o Rubinho eo Hamilton,aonde o rubinho freiou por fora e depois tangenciou encima do hamilton.
    Abraços
    Luis Guilherme #96

    ResponderExcluir
  8. MEU DEUS !! Que BOBAGEM !!!

    O #65 não tangencia nada ... ele vai na zebra após a descida do Lago (onde todos vão) e depois TRAS para a tangencia do LARANJA, deixando espaço para o #27.

    Sabemos todos do seu carinho pelo Roscoe e Arias, mas não precisa justificar o INJUSTIFICAVEL !!!

    As imagens são claras e a REGRA é clara !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo,
      o Aldo aproxima-se da zebra por dentro na segunda perna da descida do lago e espalha para zebra externa,isto segundo me informaram em curitiba nao pode,so porque todos vao nao significa que esta correto,deixo claro que as vezes isto ocorre comigo tambem,mas esta errado segundo os comissarios,lembro tambem que minha opiniao e imparcial mas tambem de um quase leigo no assunto.Realmente tenho muita consideraçao pelo Roscoe e a equipe Arias e tambem pelo Wandersom,mas esta consideraçao nao e´ maior a que tenho pelo Aldo,que sempre e muito gentil,todas as vezes que precisei da equipe Alpie,sempre fui atendido dentro do possivel,torço muito pelo #65,pois sei de suas dificuldades para estar na pista.
      Abraços
      Luis Guilherme #96

      Excluir
  9. Wanderson Freitas28 agosto, 2012

    Pessoal, o assunto é polemico e não vai voltar atrás, até mesmo porque eu nao iria desembolsar 1000 reais para recorrer apesar de achar incorreta a punição. Nao vai mudar nada e nao vai interferir nada pra mim. A questão é que devemos expressar nossas opniões, independente de qual seja mas respeitando a opnião do outro e que sirva de lição para as proximas corridas para aqueles que acham que a ultrapassagem foi incorreta para não cometer o mesmo "erro" ou que continuem fazendo (meu caso) mesmo sabendo do risco de ter uma punição como a que me foi aplicada. Que bom que esse resultado não foi na ultima etapa do campeonato com 2 pilotos disputando o título, aí sim a polêmica seria maior, como não é o caso, vamos aprendendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas #5028 agosto, 2012

      Wanderson,

      Sensacional sua resposta ... indiferente do mérito de estar ou não errado (e minha opinião não acrescentará nada agora), suas palavras falam por si só.

      Campeão é Campeão dentro e FORA das Pistas.

      PARABÉNS !

      Douglas #50

      Excluir
  10. Desculpe comentar esse tipo de coisa, mas não me aguentei aqui. Pq vcs dão atenção aos anônimos que postam aqui. Querem defender interesses e sequer tem coragem de se identificar. Acho muito mais interessante discutir o assunto com aqueles que sabem e querem aprender mais as regras.

    Na minha opinião, se essa penalidade for aplicada à todos os que utilizam a zebra e a área de escape possivelmente metade terão uma volta a menos por escapar e fazer ultrapassagens assim. Vamos ser realistas, isso acontece muito em nossas disputas e a questão que devemos lutar e para aplicação das regras igualmente para todos. Se esta escrito e nunca foi aplicado, que seja isso para todo mundo, mas sabemos que atualmente essa regra, na prática, não tem sido bem observada. Eu que sempre estou nas muvucas do fundo sei muito bem disso, vejo esse tipo de ultrapassagem direito, sem falar nas fechadas de porta sem atender as regras apontadas acima.

    Vamos lutar pela igualdade nas pistas e não na aplicação de regrinhas isoladas que nunca são observadas. Na minha opinião a ultrapassagem não aconteceu fora da pista, até pq se forem proibir ultrapassar na próxima curva toda vez que vc utilizar a área de escape, possivelmente choverá penalidade na próxima etapa.

    Quero deixar claro que isso é uma análise das imagens sem qualquer parcialidade em relação aos pilotos envolvidos, até porque tbm quero entender a opinião da maioria para não correr risco de penalidade nas próximas corridas.

    Abraços

    Rafael Delphim #133

    ResponderExcluir