A primeira etapa do Mineiro de Marcas e Pilotos 2012 aconteceu no último final de semana, no Mega Space, o autódromo da montanha em Santa Luzia, município da grande BH.
Foram 17 carros inscritos para a primeira prova de competição utilizando todo o traçado do novo Mega Space. A prova estava sendo considerada um teste, não só para os pilotos, mas também para o autódromo.
A aprovação foi geral: uma pista desafiadora, adequada `as competições do gênero. Faltam pequenos detalhes de segurança, que estão em andamento para homologação CBA, mas que não comprometem provas como as do Marcas, segundo a Federação de Minas.
Acho a mureta direita da metade da reta até quase a saída dos boxes ainda baixa para comportar a presença de espectador, mesmo sendo de equipes, mas...
Acho a mureta direita da metade da reta até quase a saída dos boxes ainda baixa para comportar a presença de espectador, mesmo sendo de equipes, mas...
Sr. Gerson e o carro vencedor |
Wanderson Freitas/Gol 77 , o antecipadíssimo campeão Paulista 2012, dominou o final de semana. Nos treinos livres andava entre os primeiros, mas na classificação do sábado, com o tempo de 1:41.064 s, abriu mais de um segundo sobre o segundo do grid, seu sempre oponente em Minas, Wilton Pena/Gol 53 Arias.
Na prova, a superioridade dos carros da equipe comandada pelo Sr Gerson, junto com o talento dos irmãos Wanderson e Leandro Freitas, levaram os dois Gols, o 77 e o 7, para os dois primeiros lugares do pódio nas duas baterias.
Wanderson Freitas fez a pole, a melhor volta e venceu as duas baterias. Fruto da ótima fase por que passa o piloto e de um trabalho que a família/equipe Freitas vem fazendo no desenvolvimento de seus carros.
Novo alinhamento - pouca vantagem para o pole |
Para a largada, a marcação do grid foi por fila, lado a lado. Segundo o representante da Federação essa é uma nova determinação FIA que o autódromo respeitou. Não entendi muito, pois nem a F1, que é a top da FIA, utiliza esse critério para alinhar o grid. A vantagem do pole, assim, fica somente em escolher o lado, um grande prejuízo quando comparado ao que vem sendo aplicado nas demais competições. Isso pode ser um grande erro da Federação Mineira ou um grande avanço no cumprimento de regulamentos. Não pesquisei ainda, vamos ver se Minas partiu na frente.
Carro para "volta rápida" com convidados |
Quem marcou presença e acabou correndo também no final de semana foi Fabiano Cardoso, o chefe da equipe Fast Racing, onde o Roscoe aqui corre em Sampa. Correu e não marcou nenhum pontinho. Correu é modo de dizer, ele deu algumas voltas no sábado e no domingo como piloto do carro de demonstração de "Volta Rápida" para convidados. O carro foi um VW Gol, montado com banco de carona, pela equipe do piloto Wanderson Freitas.
Foi o suficiente para o Campeão Gaúcho aprovar plenamente a pista e acha-la desafiadora e preparadora para bons pilotos. "Aqui precisa-se achar a constância, no limite e sem errar. A pista não permite erros como em vários outros autódromos", disse Fabiano Cardoso.
As arquibancadas montadas em vários níveis da montanha possibilitam uma visão especial de quase todo o cirucuito:
A prova foi marcada pela organização de uma empresa especializada em eventos e contou com várias atrações ao público, além da boa cobertura da mídia, inclusive pelo programa Globo Esporte, da TV Globo Minas.
Saída dos boxes |
Nenhum comentário:
Postar um comentário