quinta-feira, 25 de abril de 2013

COMANDOS GM NA 4A ETAPA DO MARCAS SP

De uma informação que me chegou ontem consta que não há comandos de válvulas para os motores GM, dentro do novo regulamento, disponíveis para compra no mercado.
comando de válvulas
Outra informação diz que, em decorrência da falta de comandos, a vistoria será tolerante com os comandos em desconformidade com o regulamento ainda na 4a etapa e que somente na 5a etapa o rigor da vistoria será implantado em relação aos comandos GM. Segundo a informação, a tolerância quanto a variação das graduações do regulamento não será grande.
Parece que falta definir qual o percentual de tolerância que será válido para esta etapa, creio eu.

Lamentável e frustrante tal informação. Eu imaginava que a 4a etapa seria a prova de quem é quem na preparação de motores GM no Marcas SP, e que seria o fim das dúvidas que sempre levantam sobre possíveis vantagens adquiridas por comandos em decorrência da falta de uniformidade da peça na categoria.

Ouvi alguns que apostam na perda dos GM para os AP, bem como alguns que acham que não haverá perda diante da atual situação.

O certo é que enquanto a uniformização dos comandos GM não for efetivamente implantada e conferida, várias dúvidas quanto as condições de igualdade estarão presentes e quem andar bem de GM (equipe e piloto) levará junto com o bom desempenho a dúvida de ter sido beneficiado por um super comando. 

Pessoalmente, não sou técnico e nem preparador para ser levado muito a sério, acredito que entre os carros que normalmente andam na frente as coisas não mudarão muito não.

De qualquer forma eu estava animado por estar chegando o dia de ver se minha avaliação está correta ou, conforme alguns mais catastróficos, todos os GM dariam passos enormes para trás no grid.

Mais uma etapa de espera... e o VW 27 na liderança.

Complemento da Matéria ( 18:43 hs)

Acabei de conversar com o Juan, vistoriador chefe da Fasp, agora há pouco por telefone. Perguntei-lhe sobre a "novela" dos comandos GM. Ele confirmou a dificuldade e impossibilidade de aquisição dos comandos por sua falta no mercado neste momento. Ele me disse que alguns preparadores estão repassando os comandos na Samacar, que alguns repassados estão apresentando problemas por falta de tratamento, me explicou uma série de detalhes técnicos, alguns deles ficaram perdidos no filtro  de minha ignorância, e ao final disse que nem os repassados podem conter a garantia de estarem em conformidade com o regulamento se nenhuma margem de tolerância for aplicada na vistoria.
Disse que diante da circunstância, haverá uma pequena tolerância de variação de medidas, segundo ele pequena mesmo, para a viabilização dos carros GM para a etapa. Disse também que fará uma reunião no sábado com os preparadores e que dará algumas instruções e orientações de uso de ferramentas simples para que o próprio preparador possa fazer uma conferência básica.
Segundo o Juan, os comandos serão medidos sim, com tolerância pequena e que a medição deverá ser feita na própria pista, no domingo mesmo.

13 comentários:

  1. Não tem comando disponivel no mercado?

    Claro que não vai ter comando disponivel no mercado, os preparadores tão achando que é pão, toda hora sai uma fornada na padaria da esquina!!!

    No Domingo da segunda etapa(dia 17/03/13) os preparadores receberam a documentação com o diagrama dos comandos. Tiveram 45 dias para regularizar a peça fora de padrão e/ou encomendar uma nova peça dentro dos padrões. Esse prazo foi mais do que sufiente, agora após 45 dias vem com esse papo de que não tem comando disponivel no mercado!!!

    Assim vamos chegar na metade do campeonato e a festa continua, o regulamento é só para falar que tem.

    Guilherme #66

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  2. Segue link da NASCAR, o Carro #20 recebeu a maior penalização dos ultimos anos na Sprint Cup, pois uma das 8 bielas estava 2,7 gramas abaixo do peso peso minimo de 525 gramas.

    As Regras são para ser cumpridas!!!!!

    http://www.nascar.com/en_us/news-media/articles/2013/04/24/kenseth-penalty-toyota-takes-blame.html

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  3. Lamentável...

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  4. Boa tarde Cláudio, tive a semana passada na federação a onde conversei com o sr Juan a respeito dos comandos gm., em coversa ele me garantiu que os comandos que estiverem fora da tolerância permitida da carta que foi passada aos preparadores estará fora sim, sera desclassificado, tomei a frente de minha equipe em relação a estes comandos para poder resolver, fui ate a samacar com meus comandos e la fui informado que era só repassar e alinhar os mesmos, vão me entregar sexta feira. Em conversa com o sr jose samacar ele me disse que ja foram repassados e alinhados os comandos do arias , colinha e bujao. Tenho certeza que nao sera permitido comandos foras , acredito na palavra do sr juan.

    eduardo castilho # 1

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  5. Prezados,
    acabei de falar com nosso presidente da associaçao de pilotos e ele me garantiu que o regulamento sera cumprido a risca nesta proxima etapa,doa a quem doer.Tirando por base o compromisso com a categoria demonstrado ate agora pelo nosso presidente,acho que teremos uma vistoria bem rigorosa e mais extensa do que o normal.Acho que viveremos novos tempos nesta categoria que e´ a maior do Brasil.
    Abraços
    Luis Guilherme #66

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  6. Claudio você foi campeão com o comando fora. Não estou falando que você sabia ou até mesmo que isso era irregular, mas na época (em 2011) não tinhamos a vistoria como hoje. abraços

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    1. Simpático anônimo Clown,

      Não, não fui campeão com comando fora. O regulamento permitia todos os comandos que foram usados em todos os GM, regularmente, até a terceira etapa de 2013.
      Embora um circo tenha sido armado à época sobre o assunto, muito mais por conveniência de interesses de alguns do que por interesse da categoria, o que estava em desacordo da vontade de padronizar os comandos era o regulamento, não os comandos.

      Deu saudade do circo? Procure direito em suas coisa, deve achar o nariz vermelho.

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    2. Claudio você era mais democratico. Publica as opiniões, mesmo as que eram contrárias as suas. Hoje percebi que seu Blog mudou. Voce publica apenas suas opiniões. Dessa forma, ninguém consegue argumentar com você, principalmente quando chama os outros de palhaços. Com certeza, com essa postura você é o chefe do picadeiro. Passar bem !

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    3. Corrigindo: "suas coisas", claro. Suas coisa não é maneira de responder a um simpático anônimo.

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    4. só publica anonimos iguais a você. diferentes nem a pau Juvenal.

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  7. Nao houve comando GM fora em 2013, e nem vai ter,nenhum preparador vai ser burro de usar com esse tema em alta como esta,agora temos que rever a graduação dos comandos Ford que eh um absurdo oque eh melhor dos concorrentes.

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    1. Anonimo,
      quantos FORD venceram este ano? Quantos FORD venceram no ano passado? Quantos FORD venceram nos ultimos cinco anos? Esta de brincadeira? Coloco aqui minhas imagens on bord a disposiçao para verem o que os GM faziam com o FORD na reta principal na ultima etapa,era de desanimar,os quatro primeiros colocados(3 GM E 1 VW) estavam muito mais rapidos de reta que meu carro,comunico tambem que para atingir potencia razoavel o FORD tem que ser levado ao limite extremo e sua durabilidade fica muito reduzida,estamos utilizando um motor novo a cada corrida,muito diferente de quem anda de VW ou GM.Veja se tem motor FORD para alugar,nao tem,e muito caro e o resultado so vem se levar no limite extremo.Se e tao bom porque so temos um FORD? o Luizinho de Phoenix tenta deixar um FORD competitivo ja faz muito tempo e nao conseguiu,e olha que ele e um dos melhores preparadores de SP.Esta discussao devera ser feita apos o FORD ganhar um campeonato de forma facil,ate agora nao e o que vemos nas pista.
      Luis Guilherme #66

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  8. coitado do meu g5 kkkkkkkk

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