sexta-feira, 12 de julho de 2013

MAIS TROFÉUS - ESTÍMULO AO CRESCIMENTO DO GRID BANALIZA VITÓRIA E PODE PREJUDICAR O PROGRAMA DE TV

O vice-presidente da associação de pilotos do marcas SP, José Santiago, divulgou ontem pelo Facebook:

O fotógrafo André Lemes publicou em seguida:

É certo que todo benefício tem seu custo. A abertura de mais categorias dentro do Marcas SP pode gerar satisfação por parte de alguns participantes e certamente será um incentivo ao crescimento do grid, mas consequências negativa precisam ser pesadas também.

Além do tempo de pódio apontado pelo André como ponto negativo, que hoje já não é pequeno, uma outra questão até mais grave que precisa ser pensada é o impacto na qualidade do programa de TV, um dos principais produtos de divulgação da categoria. 

Mais categorias implica em mais tempo destinado ao pódio, mais tempo para entrevistas, mais tempo para as explicações do Luc Monteiro sobre as diferenças entre as categorias, mais tempo voltado de imagens de corrida para as novas categorias e maior trabalho de edição por parte da produtora.

Para um tempo de programa fixo, qualquer acréscimo de informação deverá acarretar em um decréscimo de alguma outra parte. Uma consequência negativa será a de termos cada vez menos tempo para corridas e mais para pódio e entrevista com vencedores, além dos tempos para explicações sobre as cinco categorias que o locutor deverá fazer: testeira azul..., testeira amarela...., testeira vermelha...., testeira... e testeira...

O programa do Marcas SP da TV Aberta, semanal, conta com 60 minutos de programa. O da Band Sports, por etapa,  conta com 30 minutos e o do Curva do S, semanal, são 5 minutos. 

Cronometrei a distribuição de tempo no programa Curva do S abaixo, o que mostrou a 6a etapa passada:


Tempo contratado do Marcas: 5:00 (excepcionalmente a etapa contou com 5:23)
Tempo para abertura e fechamento: 0:20
Tempo líquido de programa: 4:40
Tempo utilizado para entrevistas dos seis primeiros lugares: 2:36
Tempo médio por entrevista: 0:40 (arredondado)
Tempo para resumir as corridas das categorias Super, Light e Novatos: 2:04
Tempo para resumir a corrida de cada categoria: 0:41
Se fossem 5 categorias teríamos 10 entrevistas de vencedores, ou seja, seriam 3:56 só de entrevistas. Em um programa com 4:40 de tempo líquido, sobraria menos do que 1 minuto, 44 segundos, para mostrar e contar os acontecimentos das 5 categorias.

O excesso de entrevistas de primeiros lugares retira tempo de corrida e torna o produto menos interessante e valioso para quem quer ver disputas e entender a prova e a categoria. Se resumir três categorias em um programa como o da Band Sports já prejudica a qualidade, resumir as três categoria no programa do Curva do S em apenas 2 minutos fica praticamente impossível. Com cinco categorias eu nem imagino.

O acréscimo de categorias pode ter seus benefícios, mas a banalização das vitórias, daqueles que cruzam a linha de chegada pela primeira vez em uma prova, certamente retira qualidade do produto Marcas e Pilotos SP.

23 comentários:

  1. Não é tão difícil resolver isso no Programa, pelo menos no meu entendimento, ja que o formato não é fechado, ou seja, podemos modificá-lo caso os Pilotos concordem.

    Essas categorias foram autorizadas pela Federação para serem criadas, mas isso não significa que terão uma grande quantidade de Pilotos nelas inscritos.

    A categoria Master, idéia do Sr.Mohr (pai do Christian) e do Sr. Cardoso (pai do preparador Fabiano), é interessante, porem hoje não há 6 pilotos com esse perfil correndo no Marcas.
    Acredito que nesse primeiro momento não conseguiremos encher o Podium (QUE HOJE É FEITO IMEDIATAMENTE APÓS A 1 BATERIA, O QUE NOS AJUDOU MUITO, JA QUE AGORA NAO FICAMOS HORAS ESPERANDO PARA RECEBER OS TROFÉUS).

    Em relação a Categoria "Visitantes", sugestão data por Pilotos nos últimos Briefings, a idéia (acredito) que não seja formar uma nova Categoria e sim fazer com que esses Pilotos "visitantes" sejam pilotos REGULARES do campeonato.
    Por mais "acomodado" que seja um Piloto, o mesmo não vai querer "competir" com 3 ou 4 pilotos (visitantes) por bateria .... Vai querer disputar as baterias com 30 pilotos (da Super) .... Ou da Light .... Ou da Novatos.
    Dar troféus para esses pilotos pode ser questionável tambem !!!
    Não sei se é o caso .... Mas pensando na idéia de "forçá-los" a virar Regulares, acho que NAO deveríamos dar troféus a essa Categoria.
    Mas isso é a MINHA opinião.

    Sobre o tempo dos Programas de TV, tambem acho que podemos acomodar com as devidas explicações.
    As entrevistas, se ainda forem necessárias, deveriam continuar com as Categorias Regulares do Marcas (Super, Light e Novatos).
    Uma sugestão que eu daria ao entrevistador é : Entreviste os 3 primeiros pilotos da 1 bateria e veja se algum desses 3 pilotos se repete na 2 bateria. Caso haja um mesmo vencedor nas Duas Baterias, faríamos apenas 1 entrevista (após a Segunda bateria) falando sobre as duas vitorias. Dessa forma poderíamos ter (no limite) apenas 3 entrevistas ao invés de 6 como são hoje.

    O ideal para a BandSports é termos 2 programas por mês de 30 minutos.
    Mas falta verba, como todos sabem.
    Vamos tentar colocar em pratica estratégias de arrecadação para ver se conseguimos viabilizar esse segundo programa mensal na BandSports.

    Um forte Abraço

    Douglas #50

    ResponderExcluir
  2. Caros companheiros de pista,
    corro o risco de ser mal interpretado,mas vou colocar aqui minha opiniao sobre este assunto,acho que deveriamos acabar com todas as categorias,o que valeria seria a classificaçao na geral,vejo muita gente chegando em P10 e feliz que ganhou na categoria,para mim nao tem graça,se esta todo mundo no mesmo regulamento, minha comparaçao com os outro pilotos tem que ser direta.Ate brinco com alguns pilotos que tenho intimidade que se mudassemos os nomes da categoria light para categoria TODINHO e da categoria novatos para CAFE COM LEITE,duvido se alguem se inscreveria,imagina chegando na fila de inscriçao e a secretaria te perguntando qual a sua categoria? E voce respondendo :Eu sou CAFE COM LEITE.
    Abraços A todos
    Luis Guilherme # 66
    PS: Para quem nao sabe,cafe com leite em minas significa que o cara e´fraquinho, e nas brincadeiras ele nao e levado a serio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Douglas Carvalho Jr #5012 julho, 2013

      Hahahahaha ... Boa Filgueiras !! Achei ótima a sua análise.
      Tudo no Marcas é votado no Briefing, e essa sua sugestão, pode ser levada para todos os pilotos.
      Mas vale lembrar, apenas como curiosidade, que em outras categorias existem uma divisão no Grid para os carros mais rapidos, tais como a Le Mans, a América Le Mans (Rolex), a GT e a WEC.

      São carros diferentes e categorias diferentes.

      O Marcas são carros "iguais" e categorias diferentes.

      Acho que podemos votar !


      Excluir
    2. Concordo , uma só categoria ja ... Wilton Pena #53

      Excluir
    3. Tem q pegar o dinheiro dos troféus das outras categorias e premiar os 3 primeiros da geral , essa e minha sugestão kkkkk... Wilton Pena #53

      Excluir
  3. Como não vão dividir categorias??

    Vocês não estão levando em conta que o troféu para muitos uma oportunidade de patrocínio, conseguir ser o mais rápido com os pilotos do mesmo nível de experiência, ter aquele orgulho de trocar de categoria até chegar na Super ou A dependendo do estado ou campeonato, isso é motivacional para muitos, vocês já são pilotos, pensem que esses mesmos devem ser renovados, pensem que existem equipes trabalhando na 'construção' de um piloto.

    Não é o fato de ser tudo igual, carros iguais que vai dar chance a todos, simples, pega um carro de ponta e coloca um novato a pilotar,, ele vai ganhar a corrida? bem provável que não. É uma questão de viver o automobilismo, de crescer como piloto, sobre as novas categorias, ótimo, o paulista de marcas não é o maior, o melhor, então, vamos trazer esses pilotos que estão parados porque sabem que não tem mais chance de ganhar, ou por preparo físico, ou por qualquer outro fator,,, ou pelo simples fato que são chamados de SUPER mas vão andar atrás de pilotos da Light, novatos.... isso se chama orgulho..... é a mais pura verdade.


    César Junior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesinha,

      Entendo e concordo com boa parte de sua ideias, só não concordo com as consequências negativas que o excesso de categoria vem acarretando e que poderá acarretar ainda mais. Há uma banalização da vitória no Marcas SP. A Super é onde se gasta mais com os carros, onde os pilotos já gastaram mais para chegarem até ali, onde hoje tem mais concorrentes e hoje, vencer corridas na Super merece o mesmo destaque que em qualquer outra categoria, as mais baratas e com menos concorrência.
      A perda de foco no vencedor da geral, nos pilotos da frente, distorce os acontecimentos, dificulta o entendimento por parte de quem procura acompanhar a categoria e diminui o valor do produto.
      Casar este interesse da pilotada em subir no pódio, de patrocinadores, os interesses das equipes com diferentes estratégias de formatação e uma melhor apresentação da categoria, mais esportiva , é um desafio que merece ser pensado. Estamos fazendo programas cada vez mais para nos vermos lá e cada vez com menos conteúdo para o público geral, cada vez menos corrida, cada vez mais chato. Soluções existem.

      Excluir
    2. PERFEITO ! MUITO BEM COLOCADO ! VOCÊ VIVE DISSO A ANOS E MERECE SER OUVIDO.

      Excluir
    3. Claudio quais as soluções que existem ? E porque não foram feitas até hoje ?

      Excluir
    4. ATE OUTRO DIA NÃO TINHAMOS NADA ... COMO ASSIM ESTÁ CHATO CLAUDIO ? JURO QUE NÃO DA PARA ENTENDÊ-LO.

      Excluir
    5. Douglas Carvalho Jr #5013 julho, 2013

      Cezar,
      achei legal a idéia dada pelo senhor e pelo Sr.Mohr.
      Se tivermos muitos pilotos "veteranos" correndo conosco, seria melhor ainda.
      Mais que seis seria o ideal ! Vamos torcer para outros acompanharem vocês 2 !!!!!!!
      Em relação aos pilotos "visitantes", tenho ressalvas.
      Acho que eles precisam se "enquadrar" na categoria Super e pronto.

      Excluir
    6. Valeu amigo piloto Douglas Carvalho . Não esperava que esta cat:master fosse aprovada em meio ao campeonato . Que beleza parabéns !!! Mas é muito em cima da etapa para divulgar e aprontar carros em cima da semana da corrida ..A maioria de pilotos que convidei ainda não tem carro nem equipes ..E pra valer o minimo é seis carros ? Tenho certeza que os pilotos convidados do Paraná , Santa Caterina RS ,MG vão honrar a palavra e participar mas na próxima etapa ...vamos divulgar !!!Abraços

      Excluir
    7. César, na verdade 6 é o numero que completa 1 Podium, por isso a minha sugestão de ter no mínimo 6 pilotos para "valer" ... Mas acho que pode "valer" com 4, 3 .... Etc.
      Acredito que a categoria "master" estará dentro da categoria Super. Acho melhor ser uma sub-divisão da Super.
      Mas essa é a minha opinião !!! Vamos ver o que os outros pilotos acham dessa idéia ....
      Abraços
      Douglas Carvalho Jr #50

      Excluir
  4. Vão tomar pau dos vovôs kkkkk já tão com medo ....brincadeira , mas nesta não vai dar muito em cima ..na próxima vou realizar meu sonho de correr uma prova do marcas em interlagos com meu fiesta canhão com cat;master ou não ..na super !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Cesar! Será bem bacana nos encontrarmos na pista, na categoria que for.

      Excluir
    2. Antes quero ver você ..campeão, vencer corridas ..estamos trabalhando para ver você vencer novamente . Tem a minha torcida .Lamento você treinar pouco e não participar do marcas em BH , seria uma grande ajuda a nível de pilotagem .

      Excluir
    3. Lamento ler a segunda parte de seu comentário Cesar, e razões para lamentar e discordar de sua opinião não me faltam.

      A pior razão do meu lamento é o fato de sermos da mesma equipe. Se o comentário partisse de outra parte qualquer eu, provavelmente, nem me incomodasse.

      Desviar o foco do problema para o piloto neste momento não parece ser produtivo, ou correto.

      Não criticarei a equipe publicamente aqui. Não acho que seja meu papel responde-lo com crítica`a ela.

      Bora lá para a 7a etapa.

      Excluir
  5. Quando disse que estamos fazendo programas cada vez mais chatos é pela falta de prioridade no conteúdo a incluir na edição. Não estou criticando ninguém diretamente, nem associação e muito menos a produtora. Tínhamos um programa de uma hora de duração que justificava um formato com entrevistas com todos os vencedores. Os programas foram encurtando e a prioridade foi mantida para as entrevistas e não `as corridas. O meu destaque ao programa curva do S, onde as entrevistas tomam a maior parte do programa, foi para mostrar o absurdo que será termos 5 categorias e passarmos todas as 10 entrevistas em um programa de 5 minutos. Se 3 já torna o programa um saco, imagina 5.
    Meu ideal de formato é o mesmo que o Luis Guilherme defendeu: uma categoria apenas e pronto. O formato seria bom por um lado e traria vários benefícios `a categoria, mas provavelmente mais custos que benefícios, o que me faz inclinar a um meio termo. Cinco está longe do meio termo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO EXISTE 5. NEM SABEMOS SE HAVERÁ CORUM PARA ESSAS CATEGORIAS, QUE FORAM CRIADAS POR SUGESTÃO DE NÓS MESMOS ...

      Excluir
    2. O FORMATO É NOSSO E NÃO DA PRODUTORA. ELES TEM QUE FAZER O QUE A GENTE PEDIR.

      Excluir
  6. Discordo. Acho que a categoria funciona bem por ter esse formato: Super, Light e Novatos pela quantidade de carros e pela diferença de experiência. Agora, a criação de mais categorias acho demais. Os "másters" e os "visitantes" deveriam se enquadrar nas categorias já existentes, com a análise prévia da Fasp para enquadrá-los conforme a experiência de "curriculum".
    abraços,
    Anderson#43

    ResponderExcluir
  7. Hamilton Santos Br 77 Mkt Espotivo16 julho, 2013

    Caros amigos do Marcas e Pilotos. Acompanho a categoria à alguem tempo, desde que meu Irmão Humberto (Betão) começou a participar. Desde então tambem acompanho o seu blog Claudio e acho que a discusão é sempre positiva pois traz novas ideias, criticas, sugestões para o engrandecimentos dessa maravilhosa categoria. Tenho trabalhado junto a essa diretoria de forma direta tentando trazer grandes patrocinadores e tornarmos essa competição em um evento maior ainda. Acho que a questão do aumento de categorias é polemica e a distribuição do tempo de transmissão e entrevistas deve ser repensado. Concordo com o Douglas quando ele se coloca em duvida quanto à categoria de visitantes, esses visitantes devem ser qualificados para participar na super por exemplo, porem acho que a categoria de masters seria interessante como forma de motivação aos pilotos mais velhos (sem demérito nenhum) e teriam sua classificação na geral. Tenho feito algumas negociações com algumas empresas e traremos em breve alguns beneficios para os pilotos e quem sabe um ou dois grandes patrocinadores. Parabens por todos que fazem dessa categoria, tanto como pilotos ou dirigentes, uma bandeira do automobilismo paulista.

    ResponderExcluir
  8. Senhores ,foram criadas 2 categorias, a primeira "Master" foi criada com o intuito de trazer ao campeonato os pilotos que estão com os capacetes empoeirados e guardados em casa , junto com isso prestigiar aqueles que fazem , fizeram ou querem fazem história no automobilismo e estão parados ( 55 anos ou mais ), já a categoria "Visitantes" foi criada com o único intuito , o de proteger as categorias Super, Light e Novatos , pois elas estâo extremamente disputadas e a vitória ou boa classificação de um piloto que vem correr uma ou duas vezes no campeonato pode atrapalhar o trabalho árduo de um ano inteiro


    Alexandre Nascimento

    ResponderExcluir