segunda-feira, 1 de julho de 2013

O "S" DO SACI

Depois do asfaltamento da área de escape do S do Senna os problemas de cortar caminho por ali, com obtenção de vantagem, começaram a aparecer. Recentemente os carros que chegam por fora, na primeira perna da curva, se transformam imediatamente em intocáveis. Qualquer ameaça de toque está virando passaporte para transformar o S do Senna em um S de uma perna só. Estamos criando uma nova curva em interlagos, é o S do Saci. 

Defender posição por dentro significa a possibilidade de se espalhar na curva. O diretor Ernesto cansava de dar tal exemplo em briefings passados, especialmente citando o S do Senna. A parte do vídeo da 6a etapa abaixo, mostra bem uma situação que não deveria ocorrer. O 18 do Roscoe não espalhou sem controle para os dois irem para a área de escape. A espalhada foi defensiva e controlada dentro do limite da pista. O 19 aproveitou da esparramada para seguir pelo novo caminho asfaltado do S ganhando assim a posição do 18. Depois da manobra do 19 o 18 tentou segui-lo pensando na possibilidade dele devolver a posição. Se agiu certo ou não em segui-lo é uma outra questão, para mim menor por não ocorrer vantagem, mas que poderia, inclusive, ser um caso a ser verificado pelos comissários. A intenção era cobrar a posição de volta, o que não ocorreu, inclusive porque ele sumiu da minha frente.

Aconteceu comigo na 6a etapa e na 5a etapa me lembro da cortada por parte do Romera, que acabou fazendo a melhor volta e somando um ponto. Não vou afirmar que foi exatamente na volta com o S do Saci, pois não conferi a filmagem com a cronometragem, mas eu apostaria nela como sendo a melhor. 

Não interessa se o fato aconteceu comigo ou com qualquer outro, a questão é que precisamos rever os controles para que não aconteça com mais ninguém. 
Imagino duas formas de evitar a continuidade do problema: 
1- a primeira seria com uma maior rigidez nas penalizações por parte dos fiscais de pista daquele ponto.  Acredito que os postos 2 e 3 deveriam sempre contar com mais de um fiscal. E eles municiados de câmeras para um deles fazer uma consulta rápida. (câmeras digitais baratas mesmo )
2 - a segunda maneira seria colocando barreira impedindo a manobra.
Sou a favor da segunda opção sem deixar de cobrar rigor por parte dos fiscais. 

Por dentro o 18 de Claudio Roscoe e por fora o 19 de Renato Marlia

Encaminhei o link com o vídeo ao presidente da associação de pilotos para que sirva de referência ao problema e que busque uma solução na reunião que terá com a Fasp amanhã.

4 comentários:

  1. Isso acontecia muito no S do final da reta aqui de Curitiba. Pessoal além de cortar a segunda perna, saia com mto mais velocidade na reta oposta. Se procurar nos videos por ai, tem inumeros exemplos. Só resolveu, qdo fizeram uma longa barreira de pneus. O pessoal que agora escapa, com ou sem intenção, tem que dar uma grande volta e perde tempo. Em Interlagos, teria que ter duas ou três fileiras de pneus, forçando o piloto a fazer um S, perdendo qquer vantagem.

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    1. Barreira de pneus com 50 carros é burrice e é pedir para ter acidentes
      M.Mello

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    2. Caros companheiros,
      acho nescessario a colocaçao de uma chicane de pneus na parte inferior da area verde recentemente asfaltada,isto feito,daria tempo para aquele piloto que errou o ´´S`` acertar o carro e teria toda a descida para vizualizar a barreira de pneus em forma de S antes do inicio da curva do SOL.
      Abraços a todos
      Luis Guilherme #66

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    3. M.Mello, respeito tua opinião, mas ainda prefiro uma barreira de pneus AMARRADOS (esqueci de comentar isso, pneu solto ia fazer uma bagunça e ser mais perigoso ainda) do que algume cortando o S e descendo a milhão entrando na curva do sol.

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