![]() |
| Foto: marcasepilotospe.com.br |
O Festival Norte Nordeste de Marcas e Pilotos, que aconteceu neste último final de semana em Caruaru-PE, juntamente com a etapa do Pernambucano de Marcas e Pilotos, foi marcado por um evento, no mínimo, lamentável.
O piloto Marcelo Bambino, que lidera o regional Pernambucano, largou da última colocação na primeira bateria após ter seu carro reprovado na pesagem após o classificatório. O piloto vinha se recuperando bem até sair da pista na sétima volta. Seu carro acabou parando nas gramíneas da boa área de escape. Boa pela quantidade de área disponível para se escapar, mas péssima pelo que o vegetal sem a devida aparagem e ressentido pela estiagem pode significar de risco quando em contato com partes quentes de um motor ou de um sistema de escape. Se só o risco do descuido com os vegetais da família das Poaceae não bastasse, soma-se um certo despreparo da equipe de combate a incêndio. Tá ficando ruim? Então soma aí a falta de equipamentos e extintores que não funcionam.
Resultado? PT no carro do piloto Bambino, prova encerrada por falta de condições da pista e a segunda bateria cancelada.
Quem é do meio sabe o quanto a maioria dos pilotos que corre nos regionais de marcas investem de seus rendimentos em um carro de corrida. O sacrifício fica mais evidente quando se faz uma estimativa do sacrifício em porcentagem de sua renda.
Somos como cornos conformados. Viciados em uma determinada área de lazer e fingindo que está tudo bem.
E o pior é que de vez em quando o "Ricardão"(CBA, Federação, clubes...) chega sem avisar, não observa que tem dois na cama, e acerta o cônjuge errado. O fato é raro, é verdade, mas acontece...
O piloto Marcelo Bambino publicou sua revolta. Segue seu relato abaixo:
E o pior é que de vez em quando o "Ricardão"(CBA, Federação, clubes...) chega sem avisar, não observa que tem dois na cama, e acerta o cônjuge errado. O fato é raro, é verdade, mas acontece...
O piloto Marcelo Bambino publicou sua revolta. Segue seu relato abaixo:
"Não preciso falar mais nada. Não quero está falando de ninguém mais o que esta nesse vídeo já mostra tudo vão esperar o que agora,morrer um piloto,total falta de respeito ao pilotos e todos que estavam prestigiando o evento falta de segurança carro de segurança demora de mais, ambulância a mesma coisa nada nem uma corda pra puxarem meu carro antes que pegasse fogo,ficamos de mãos abanando só vendo todo meu sonho se destruir por falta de organização e se que ninguém,tanto da federão quando os organizadores me perguntaram se eu estava bem simplesmente esta vão preocupado com a integridade do evento e a porra da minha vida que se foda! Lamentável vc saber que não pode contar com ninguém desse automobilismo pernambucano falta de apoio total aos pilotos só se preocupam consigo mesmo em esta em alta no automobilismo e nos que verdadeiramente que fazemos o evento ai mostra tudo...."
O fato lamentável acontece a partir do tempo 19:45 do vídeo baixo:
O blog do Campeonato Cearense de Marcas e Pilotos (clique aqui) tem um relato da etapa. Pegaram leve com a falha de estrutura.
Abaixo, o resultado da prova que só teve a primeira bateria. Parte dela:
A iniciativa do Festival foi muito válida e a crítica aqui não tem como alvo a conveniência do evento. Que o lamentável evento sirva de exemplo para que, numa próxima oportunidade, a gramínea seja aparada e que o pessoal de combate a incêndio esteja preparado e equipado para a função.
Se o piloto estivesse preso ao carro a merda estaria muito além da questão financeira para o piloto ou do cancelamento de prova para todos ali.




Lamentável esse fato heim!!!!
ResponderExcluirSe acontece comigo, eu processaria os organizadores e a federação por não fazer a parte dela, que é de fiscalizar TUDO que envolve um evento em que, notoriamente, coloca vidas em risco.
Inadmissível ter um evento onde extintores não funcionam, fiscais de pista não têm preparo para operar os poucos extintores que funcionaram, que não tem um carro de resgate para puxar o veículo da área de fogo, que não tem um carro de bombeiro para apagar fogo de maiores proporções e pior, demoram quase 4 minutos para chegar ao acidentado. Se esse piloto tivesse se ferido gravemente e estivesse preso no carro, com certeza, como vi o despreparo da equipe de resgate, ou morreria queimado ou correria o risco de lesões mais graves por não saberem como agir em casos de acidentes.
Minha gente viciada em automobilismo, TEMOS QUE DAR UM BASTA NISSO. Mandar as FEDERAÇÕES E A CBA para a pqp, exigir nossos direitos e parar essa porra que nos oferece autódromos de merda, infra estrutura precárias, amadores contratados por clubes organizadores no lugar de profissionais treinados e em troca, nos cobram licença de piloto caríssima, inscrições caríssimas, nos penalizam de toda forma e nós, OS PALHAÇOS QUE PAGAM PARA DAR ESPETÁCULO, ainda temos que engolir esse descaso.
Desculpa o desabafo, mas tem que mudar essa porra. Acho que nós, pilotos, deveríamos fazer uma manifestação, greve, não nos inscrevermos, deixar o campeonato começar e fazer esses caras que nos roubam e não é pouco, sentirem no bolso, assim como a gente sente em cada etapa.
Acredito que só assim, mexendo no bolso desse monte de abutres, podemos mudar alguma coisa no automobilismo, que deveria ser mais democratizado e popularizado.
Fernando
Caros Companheiros de pista,
ResponderExcluirparece filme dos trapalhoes,que despreparo,que DEUS nos ajude,porque estes que aparecem no video nao vao ajudar em nada.
Abraços a todos
Luis Guilherme #66
Que vergonha!!! sem comentarios!!! a imagem por si só relata a irresponsabilidade!!!
ResponderExcluirNegão Assessoria
Este vídeo acaba com o argumento que usava para desestimular a turma que corre nas ruas, de que as pistas é que eram locais adequados e seguros para correr. Há muito que não é, e a incompetência de federações e organizadores está aí para provar.
ResponderExcluirNão dá para fazer tudo errado e querer que as coisas saiam direito. No automobilismo uma hora ou outra os erros se revelam e, para azar de quem está envolvido, alguém pode morrer.
Contra fatos não há argumentos.
Eu não sei qual o caminho, do ponto de vista jurídico, poderia ser tomado, mas o automobilismo do Brasil precisa de uma séria e profunda reforma de suas entidades (CBA e federações).
ResponderExcluirNão sei se é possível a realização de uma tal missão, pois somente pelas mãos de pilotos e equipes que algo assim poderia acontecer (e não vejo união ou disposição para isso).
Até lá, devemos nos contentar: automobillismo no Brasil funciona assim como no vídeo.
Curioso... incompetência por incompetência, lembrei daquele episódio bisonho deste ano no Marcas/MG, com relação à retirada de peças fora do regulamento que resultaram em nada.
ResponderExcluirFico imaginando aquele cidadão, de recursos limitados, que sonha em bancar um carro para correr num evento como o Marcas. Que estímulo o cara teria vendo coisas como essas? Se o infeliz for assalariado, casado e tiver filhos, pior ainda.
Nada justifica botar dinheiro - e a vida - em risco em coisas deste tipo.
Impressionante!!!!!.......os fiscais e comissários não sabem nem usar o extintor!!!.....uma vergonha!!.........sorte do piloto do carro ter só derrapado e ele ter saído sem problemas pq se não já era!!!......ele teria morrido queimado. Agora no mínimo eles teriam que dar um carro novo para o piloto pq sem dúvidas a culpa é da falta de manutenção (grama alta), da incompetência dos fiscais em operar os extintores e pela grande demora ao atendimento.....processo neles Piloto!!! Agente paga uma bela grana para estes clubes, quero ver se na hora de assumir responsabilidade de uma merda de atendimento como este eles tem peito de assumir a cagada, pedir desculpas, dar um carro novo ao piloto e o principal: DAR UM CURSO PARA ESTES FISCAIS/COMISSÁRIOS PARA UM PRONTO EM ATENDIMENTO.
ResponderExcluirkkk site do marcas de PE praticamente põe a culpa no carro e no mato alto....os fiscais não tem nada a ver com o pato!!!....é de chorar!!!!
Anderson Scovoli #43
É triste ver a realidade do nosso automobilismo, que e feito somente para os mesmos e vive da fantasia de algumas categorias ditas grandes.
ResponderExcluirEste descaso com as categorias regionais faz com que o automobilismo brasileiro seja essa vergonha que e hoje e que cada vez tem menos futuro. Como iremos construir um automobilismo forte de verdade se nao fortalecemos a base deste ??
E a base do automobilismo sao pilotos como nos que amamos este esporte mesmo sem receber nada em troca, nao estamos em busca de estatus e nem querendo desfilar nos autodromos. Queremos sim é acelerar e ter o minimo de respeito e consideracao por parte dos nossos dirigentes. Mas infelizmente isso esta cada vez mais longe de acontecer. Muitas vezes me parece que quem comanda o automobilismo brasileiro nao gosta ou nao entende nada de corrida de carros.
Quem vive este esporte como eu, ao ver esse video pode sentir o desespero e a indignaçao do piloto do carro. Muito triste ter que ver imagens assim no nosso pobre automobilismo brasileiro.
Lucas Bornemann #41
Onde estava o presidentew da federação waldner dadai? porque eu nunca vi um presidente de federação que não faz porra nenhuma pelo automobilismo do seu estado, agora viajar todo final de semana pra luxar nas corridas de stock car e truck e o escambau nos eventos do sul do pais e ganhando muito $$$$$$$ ele sabe!
ResponderExcluir#FPAVERGONHA!!!
PROCESSA A FEDERAÇÃO BAMBINO!!!
ResponderExcluirO PRESIDENTE DA FPA SÓ QUER SABER DE TÁ FAZENDO POSE NAS CORRIDAS DO SUL MAS COBRAS AS CARTEIRAS ELE SABE.
Abandonei na volta 2 porque a correia da bomba dágua quebrou , quando vi aquela situaçao lamentável , sai de box em box do pessoal do Ceará pra nao andarmos a 2 bateria , e como protesto coloquei meu carro na Cegonha tudo isso antes deles decidirem abortar a prova .
ResponderExcluirMárcio Rodrigues Uno 17.