Cláusula do regulamento técnico 2014 do Marcas e Pilotos Paulista:
- Na 1a etapa de 2014 do Marcas e Pilotos Paulista as válvulas foram alvos da vistoria técnica. O vistoriador responsável, Antônio Carlos Aranda, cumpriu sua função técnica ao recomendar a desclassificação técnica de um determinado carro ao constatar uma alteração no diâmetro original das hastes de suas válvulas. O carro vistoriado competiu com um motor preparado pela Autotech, do Bujão. Após a indicação da irregularidade houve a contestação por parte do preparador e o caso foi levado para a uma definição posterior, na reunião dos comissários do CTDP, da Fasp.
Resultado? A avaliação técnica do comissário Aranda estava correta, houve sim alteração no diâmetro original da haste das válvulas.
O carro das válvulas vistoriadas reprovadas pelo vistoriador foi desclassificado? NÃO! A Fasp acatou o argumento de que houve autorização verbal do antigo vistoriador técnico, Juan Ibañez, para que o tal trabalho na haste das válvulas fosse feito.
- Conversei com o preparador Alexandre (Bujão) agora há pouco. Ele disse que:
1. O trabalho na válvula foi realizado da guia para baixo e que ele entende que o regulamento não é claro quanto a esta proibição;
2. Que em 2012 o vistoriador técnico da época, Juan Ibañez, vistoriou e autorizou o uso das válvulas com tais trabalhos;
3. Que na 6a etapa de 2013 houve vistoria das válvulas e que elas não foram reprovadas, mesmo tendo o tal trabalho;
4.Que ele continuará utilizando as válvulas trabalhadas e se sente seguro quanto a questão por entender que ele está trabalhando dentro do regulamento;
Eu disse para o Bujão o que penso e repito abaixo:
- Para mim, haste é haste, independentemente de ser em qual altura for, qualquer alteração de diâmetro em qualquer altura da haste deverá ser considerada como alteração fora do regulamento.
Será que para a Fasp uma autorização verbal de um vistoriador afastado ficou acima do que está escrito no regulamento? Sim. Esta foi a minha conclusão, e a de muitos outros com os quais eu conversei.
Conversei com alguns outros preparadores que foram unânimes em dizer que existe ganho de performance sim com esse trabalho realizado na haste da válvula. Um deles me disse que continuará respeitando o regulamento, conforme sua interpretação, e que não recorrerá a tal preparação hora não desclassificada pela Fasp.
Aí o bestão aqui pergunta: o que mais está valendo que não consta no regulamento mas que tem autorização verbal? Isto pode abrir o leque para transformar um julgamento técnico em político.
A Fasp precisa parar de criar novos incêndios. Os incêndios antigos já estão causando problemas demais para a credibilidade da categoria. Uma boa imagem leva-se muito tempo para se construir e pouquíssimo para se perder.
Não gosto de divulgar as mazelas de uma categoria que tanto gosto, e que pretendo voltar a competir um dia, mas o ocultamento só serve para reproduzir o que há de pior dentro dela.
Não gosto de divulgar as mazelas de uma categoria que tanto gosto, e que pretendo voltar a competir um dia, mas o ocultamento só serve para reproduzir o que há de pior dentro dela.
Todos envolvidos na categoria caminham sobre a mesma base, o regulamento. Um tiro no próprio pé por parte da Fasp, como este agora, acaba deixando todos mancos e desclassificados. Tecnicamente não, moralmente desclassificados.
Há muitos anos, quando tive breve introdução ao Direito, aprendi sobre a "corrente voluntarista" e a "corrente objetivista". A primeira, aquela na qual o que importa é a vontade interna da pessoa (não o que está escrito); a segunda, aquela em que não importa a vontade da pessoa, mas aquilo que efetivamente está escrito nos contratos e/ou documentos.
ResponderExcluirAprendi, também, que no Brasil é adotada ambas as teorias. Ou seja, em princípio vale o que está escrito, mas em caso de conflito consulta-se as partes envolvidas.
Depois de alguns anos, já fora da escola, calejado pelos fatos cotidianos, me causa desânimo a percepção de que, no Brasil, a adoção de ambas as teorias acabe servindo mais a pessoas de índole duvidosa, do que de meio para preenchimento de lacunas em normas mal redigidas. E este parece ser um mal generalizado...
Pior para quem trabalha sério, e de acordo com as regras.
Fasp é ridicula, em alguns casos aplica as regras com Rigor, para não perder "autoridade" nem a imagem frente a todos, principalmente quando o publico é grande (nesse caso muitos pilotos ao redor), em outros, como acima, em reuniões fechadas, acaba liberando...realmente é dificil competitir assim.
ResponderExcluirNossa! Então o carro campeão de 2013 estava com a autorização verbal para andar?
ResponderExcluirprovavel
ExcluirIsso ai. A válvula na 6 etapa valia. E agora nao vale. Mais.
ExcluirCara de quem ganha , não e a mesma de quem perde. Faz parte do jogo.
ResponderExcluirO apertador de parafuso tem um motor que é um foguete. Hahahahaha. E segundo a fasp está dentro do regulamento. Kkkkk os falastrões esqueceram que em 2012 todos os carros da equipe árias estavam fora no corpo de borboleta. Engraçado que só o roscoe foi desclassificado. E o postulante ao título da light naquele ano nao foi. Eu já falei nao toquem pedras no telhado dos vizinhos pois o seu pode ser de vidro. E sou a favor da borboleta 50 para os fords. Fica a dica.
ResponderExcluirSerá que o presidente da fasp, presidente ctdp o diretor de competição não tem vergonha de que eles fizeram, prejudicarão uma categoria inteira liberando a desclassificação em beneficio de um preparador que foi feito em um acordo verbal entre o mesmo e o ex comissario técnico Juan Ibanez na 6 etapa. Rasgarão o regulamento técnico em beneficio de um preparador que ganhou o campeonato 2013.
ResponderExcluirEntão o campeão e a outra equipe que perdeu por um ponto.
Os campeões foram a equipe do carro 51 onde os motores sempre foram vistoriados. E nunca acharam nada. Perderam pq nao sabem fazer conta. Perderam pq fui mais inteligente. Admitam. Vcs perderam . Ganhei na pista. Só para lembrar. Eu sou campeão. Bom sonhos ,,, abraços a todos os falastrões de plantão.
ExcluirPrimeiro não existe acordo verbal, existe sim regulamento técnico, este e que vale e tem que ser cumprido.
ResponderExcluirSegundo se o preparador e vistoriador não sabe o que haste de válvula e bom ele ler o livro do professor Paulo Penido Filho, OS MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA.
Terceiro o que associação esta fazendo pelos outros pilotos e os preparadores que foi prejudicado.
Roscoe, você tem o video da Band Sport da 10a etapa do ano passado ? deve ser interessante ver o pega 59/51 abs
ResponderExcluirNa ultima etapa eu sei que o Cirino tentou de tudo masn não conseguiu colocar seu Corsa na frente do vencedor da prova !
ResponderExcluirTeria sido por isso?
Pra mim regulamento é regulamento com seus acertos e erros!
Se está fora do regulamento deve e tem que ser puniido! Vcs se lembram do Sargo sendo desclassificado por peso (3kg - se não me engano) ,qto isso deve dar de performance no carro na pista - 5 milésimos? D U V I D O !!!!!
Nao pode existir 2 pesos e duas medidas ,caso contr´rio melhor mudar o nome da categoria para "Força Livre 1.6!
Rudolf Gol80
Na sexta etapa nao era o Sr juan, era o super vistoriador Aranda.
ResponderExcluirAgora aparece os mestres em literatura. Kkkkkkk
ResponderExcluirEstive ontem na federação e a válvula utilizada pelo preparador bujão , não esta errada e não vai ser desclassificado ,pois pela fasp a parte da válvula a onde esta mais fina se chama pescoço , não e para rir , me deram uma explicação: a haste e dividida em duas partes haste e pescoço nunca tinha ouvido falar nisso kkkkk mas tudo bem eles que mandam.
ResponderExcluirEduardo Castilho
Pescoço kkkkk eu não to acreditando nisso kkkkkkk... Wilton Pena #53
ResponderExcluirTudo bem.
ResponderExcluirDepois do pescoço então vem a
" cabeça " , cuidado que a válvula não tem " ombro "........
Guilherme #66
Vou tratar de emagrecer meu pescoço huahuahua .. Wilton Pena #53
ResponderExcluirPois pode acreditar. Tem ombro o língua comprida tbm. Kkkkkk. Façam as válvulas.
ResponderExcluirQuem e. O seu preparador mesmo. ? Sr castilho. Vc faz com o árias ?
ResponderExcluirnao faço com o arias , meu preparador e o fabio coelho .
ResponderExcluireduardo castilho
Oi castilho seu preparador eh o coelho que bom vc tambem tem as valvulas trabalhadas assim tambem.pergunte a ele kkkkk cada um viu
ResponderExcluirSerá que o Arias já está fazendo as valvulas?
ResponderExcluirCom certeza kkkkkk... Wilton Pena #53
ResponderExcluircaro anonimo , meu preparador nao estava usando , mas agora vou deixar o tal pescoço na espessura de um palito de dente ... kkkkkkk
ResponderExcluirUsava sim e no seu próprio motor Sr palito de dente. Boa sorte. Kkkkkkk. Não seja ridículo admita. Tentou copiar a válvula . Kkkkk. Quer que eu te diga quem fez as válvulas onde fez. Ou melhor. Quem fez o motor. Kkkkkk. Cada um que tenho que rir mesmo.
ResponderExcluirEle deve estar fazendo pois perdeu um campeonato pelo tal pescoço.
ResponderExcluirComo dizem os jóqueis nas corridas de cavalo. Perdeu por um pescoço. Hahahahaha.
ResponderExcluirAté onde eu sei o Fabio Coelho é representante da Associação dos Pilotos. Acessor técnico, acompanha o Presidente nas reuniões da Fasp.
ResponderExcluirMuito estranho. Quem fez o motor dele? Bastante esperto esse cara, para não dizer outra coisa.
Tem muita roupa suja para lavar.
Os Pilotos estão passivos demais.
E verdade tem muita roupa suja ai. Ser representante nao quer dizer nada. O fato que ele mandou fazer. Kkkkkk
ResponderExcluir