A categoria Fórmula Vee Brasil, que tem Roberto Zullino `a sua frente, teve sua estreia no campeonato paulista em 2011. Seu crescimento foi gradual e consistente, atingindo um grid de 24 carros em várias etapas.
Nesta primeira etapa do campeonato paulista vários carros e equipes da Fórmula Vee, a maior parte, migraram para a nova categoria Fórmula 1600.
A Fórmula Vee Brasil iniciou 2014 com apenas 8 carros e a recém criada Fórmula 1600 estreou com 19.
Duas categorias do campeonato paulista com os mesmos carros dividindo pilotos e equipes. Tem alguma coisa muito errada nesta história.



Aonde acho as especificações técnicas dessa Fórmula 1600? Queria ver as diferenças para a Fórmula Vee..
ResponderExcluirAngelo, seguem os links aí:
Excluirhttp://faspnet.com.br/upload_cat_reg/reg_tec_485.pdf
http://faspnet.com.br/upload_cat_reg/reg_tec_524.pdf
Entendi errado ou os carros da Vee e da 1600 são os mesmos?
ResponderExcluirSe for o caso, é um mau começo pra 1600 e uma péssima perspectiva para ambas.
Os mesmos sim. A informação que tenho é que a querela será encaminhada ao judiciário.
ExcluirMuito triste... mas, pelo menos, os regulamentos agora aceitam itens absolutamente essenciais para motores VW a Ar utilizados em competição. Um exemplo? Os virabrequins com contrapesos da Empi, entre outros.
ExcluirEu Era Piloto da vee e agora sou da 1600,é simples,se a situação se desencadeou devido aos velhos turrões do nosso automobilismo,interesses e desinteresses acabaram na culminando na decisão que infelizmente tinha que ser tomada....
ResponderExcluirespero que um dia tudo volte ao normal!!!
Só vou colocar fatos, os leitores que tirem suas conclusões. Não posso falar mais nada por razões óbvias.
ResponderExcluirSe olharem os regulamentos verão que a Formula Vee pertence a uma empresa promotora Formula Vee Brazil, a formula genérica não pertence à ninguém, portanto, pertence à Federação. Só se pergunta qual o interesse de uma Federação em dividir uma categoria. Qual a vantagem da Federação em criar uma categoria igual e, contrariamente aos seus próprios regulamentos usando o mesmo carro, carro diga-se projetado, desenvolvido e fabricado com grande investimento pela Formula Vee Brazil, modéstia a parte o Naja01 Formula Vee é um carro bem nascido. Como deve ser bom fazer as coisas usando o que os outros fizeram a custa de muito trabalho e dinheiro. Em dezembro de 2013 alinhamos apenas 29 carros.
Face ao exposto, a Formula Vee concorre contra a Federação e sua categoria, mas não vamos explicar mais nada, quem conhece sabe o que significa. Um belo estímulo aos promotores, façam seus carros gastando uma fortuna, construam uma categoria e a paga que terão é fazerem uma igual usando tudo o que foi feito para acabar com você.
Isso depois da Formula Vee usar suas conexões políticas e brigar por datas e conseguir uma Lei de Proteção ao Automobilismo Paulista, Lei que até o momento sequer foi compreendida ou aproveitada por que deveria. Foi o agradecimento que recebeu.
A Formula Vee vai muito bem obrigado, os 3 carros campeões continuam nela, todos os carros são de proprietários e limitamos a 3 o número de carros de aluguel. No presente a Formula Vee tem 17 carros com mais um recém comprado por 4 pilotos, esse carro é o campeão de 2011 e está à venda, enquanto não vende será locado, tem mais dois em montagem, no total 20 carros que dá um belo grid e um grid de qualidade.
Esses assuntos são da alçada do recém fundado Formula Vee Clube do Brasil, a Formula Vee como empresa cuida de patrocinadores, contatos com outros estados, além de temas institucionais e jurídicos na defesa de seus interesses empresariais.
A formula genérica foi constituída por 16 ou 17 carros controlados por Locadoras de carros mais 3 de uma equipe que não era locadora e acabou se tornando. Há alguns carros que tem dono, mas fica difícil o dono tirar o carro da equipe locadora que o serve. Há 2 carros de proprietários que preferiram a formula genérica por razões não sabidas e que também não nos dizem respeito. Um dos carros voltou para a Formula Vee e o restante foi descadastrado conforme reza o regulamento e não podem mais participar de corridas de Formula Vee. Quem quiser voltar será bem recebido desde que seja proprietário, a Formula Vee não admite mais equipes de aluguel. Nada contra, mas os interesses e filosofia são conflitantes, a Formula Vee é como religião, quanto mais apanha mais cresce.
Como dono de equipe da Fórmula Vee (a única) e Presidente do Fórmula Vee Clube, agradeço à esta divisão que só separou os reais interesses entre ambas...
ResponderExcluirEstamos mais fortes do que nunca, com pessoas sobre tudo amantes do esporte acima do dinheiro, e com interesse no crescimento do automobilismo brasileiro, trabalhando para alinharmos 22 carros na 3º etapa em março.
Desejamos boa sorte e sucesso à F1600.
Como dono de equipe da Fórmula Vee e Presidente eleito do Formula Vee Clube do Brasil, quero agradecer à F1600 por podermos separar em cada lado os reais interesses entre ambas.
ResponderExcluirAgora vejo que estamos mais fortes, mais imbuídos no espírito que nasceu a categoria, de baixo custo e fraternidade e companheirismo entre todos competidores, pois somos uma grande família, que briga na pista mas faz churrasco no box.
Desejamos boa sorte à F1600.