sexta-feira, 7 de março de 2014

AUTOMOBILISMO BRASILEIRO SEM CBA

Real x virtual


Na segunda-feira passada, dia 3, eu acompanhei a corrida abaixo ao vivo pelo link da Webrasil, e gostei do que vi.


Enquanto a maior parte do automobilismo brasileiro, o real(aquele em que se pode morrer), sofre com toda a sorte de sanguessugas que o cerca, um outro automobilismo, o virtual, cresce e já mostra organização e força. Transmissão ao vivo de corridas e campeonatos com calendário, locução profissional, patrocinadores, premiação... Tudo isto em um mercado ainda pouco amadurecido.

Procuro pensar no passado para entender nosso presente. No automobilismo a regra não é diferente: somos produtos do nosso passado e as causas do nosso futuro. Fico a imaginar o que isto que estamos vivendo hoje alterará o automobilismo em um futuro não muito longe. Não tenho dúvida de que muita coisa ainda irá mudar, com forte tendência em benefício ao virtual. Aos responsáveis pelo automobilismo real poderá restar apenas a declaração de ilegalidade para a participação de pilotos federados nos eventos virtuais não supervisionados pela CBA(brincadeira, é claro").

Sou apaixonado pelos dois tipos de corridas. Não dá para dizer que o modo virtual se compara ao real. Nem de longe ele se compara. O virtual é muito bom, vem evoluindo muito em realismo visual e de física, aprimora e condiciona reflexos, fixa o aprendizado de traçados, entre tantos outros benefícios que proporciona a quem o pratica. Seu grande problema em termos de realismo está na bunda. Temos sensores, neurônios, em todo o corpo. Não pilotamos somente com o sentido da visão. Grande parte da pilotagem, se não a maior parte dela, é feita pela bunda. Niki Lauda já falava sobre isto há tempos. Nossos neurônios da bunda são os que primeiro nos informam sobre a aderência dos pneus com a pista. Para ser bom piloto é preciso ser bom de bunda. O cérebro precisa conversar bem e formar uma boa equipe com a bunda, isto é certo. 

O dia em que inventarem um sensor de bunda eficiente e barato para o virtual o automobilismo real poderá encarar uma concorrência pesada e jamais pensada. Já imaginei até um macacão com diversos sensores para simular, não só na bunda, as inúmeras pressões geradas dentro de um carro de corrida. Certamente os japoneses da Sony já devem ter pensado nisto, ou em coisa parecida, muito antes do que eu. Não duvido nada se um macacão deste tipo virar item de primeira necessidade entre apaixonados pelo automobilismo virtual do futuro.

ps: O negócio é bom demais. Estou sofrendo com o acerto de um Lotus Elise, em Brands Hatch, em um sazonal do Gran Turismo 6. O sazonal é para definir quem faz a melhor volta e estará aberto até o final deste mês. Estou tomando mais de 3 segundos do líder e mesmo assim acho que estou fazendo milagre com o atual setup que estou usando. Ontem eu estava acima da trecentésima colocação geral virando 1:21 baixo. Quem estiver a fim de pauleira como desafio, este pode ser um dos bons. Meu nome lá é claudiomr, caso alguém queira saber do trecentésimo, se bobear já quatrocentésimo, colocado no mundo. 

9 comentários:

  1. Piloto eu sou o numero 254 do ranking ai no seasonal do Lotus Elise to treinando bastante nesses seasonais , muuuito bom tenho tempo nos outros dois tb . Meu ID e o BH-53_SENNA . Abs Wilton Pena #53

    ResponderExcluir
  2. Sou o quinto entre os brazucas meu tempo foi 1:20,883 . Tenta equilibrar o peso do carro adicionando peso ate ficar 50/50 ai seu pp vai cair so q vc vai la e poe motor ate chegar no limite de pp denovo , e uma dica pra mim funcionou , pressão de asas também coloquei no máximo . Abs Wilton Pena #53

    ResponderExcluir
  3. Ps não adianta por cambagem demais nesse carro , 0,5 no máximo.

    ResponderExcluir
  4. Ô BH-53_Senna, vc mudou de ID do GT5 para o 6? Vc não constava mais como meu amigo. Mandei solicitação lá. Vc tem o ID do Edinho? Vou provoca-lo nesta também. Lembra-lo do camaro amarelo. hehehehe. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk ainda não tenho o Edinho vamos chamar ele .

      Excluir
  5. Valeu pelas dicas aí Wilton 53-Senna. Vou diminuir a cambagem. O peso eu já estava utilizando e compensando na potência, mas deixei-o mais na traseira para pendular mais. Depois experimentarei o 50/50.
    É acerto demais a fazer.

    ResponderExcluir
  6. Esse evento da ate calo na mão da gente kkkkk e nem assim a gente consegue parar de tentar .

    ResponderExcluir
  7. Pé no porão aí 53-Senna que eu estou chegando! Baixei 2 décimos hoje.
    Balanço do dia:
    P1 2:17.468 - Alemanha - TRL_IMMORTAL
    P 256 Geral - P5 Brasil - Wilton Pena 2.20.883 - dif.3.430
    P 320 Geral - P7 Brasil - Claudio Roscoe 2:21.173 - dif 0.290 para Wilton e 3.710 para o alemão.
    O Brasileiro melhor colocado está em P27, tomando 1.4322 para o alemão doidão.
    Dos 10 primeiros, 5 são italianos.

    ResponderExcluir
  8. Kkkk vc fez a pesquisa msm em . Ja deu calo na mão de tanto testar novos setups , alemão fdp viu kkkkk...

    ResponderExcluir