quinta-feira, 20 de março de 2014

NO AUTOMOBILISMO DE BASE O QUE VALE É O CUSTO POR VOLTA

O site Bobo da Corte reeditou uma matéria feita por ele em 2011 sobre os custos de participação em diversas categorias do automobilismo brasileiro.
Aproveitei para fazer um comparativo entre os valores apresentados nas duas pesquisas, 2011 e 2014, do site e montei a tabela que segue abaixo.
Ela está em ordem crescente de custo absoluto:

Como custo absoluto não quer dizer muita coisa em termos de custo/benefício, resolvi montar uma outra tabela, agora comparativa entre o Marcas e Pilotos Paulista e a Fórmula Vee. 
A Fórmula Vee é propagada como a mais barata do campeonato paulista, e pela tabela acima ela parece bem mais barata do que o Marcas SP. Será mesmo?
Segue a tabela comparativa:


- A base de referência foram os dados da cronometragem da 3a etapa 2014;
- Para as voltas de treinos foram considerados aproximadamente 80% dos maiores números de voltas;
- O custo do Marcas SP apontado pelo site do bobo da corte me parece um pouco alto para ser o custo médio, mas não quis altera-lo para não interferir na fonte somente por um lado da comparação.

Comprovei o que eu já desconfiava. O Marcas SP tem um custo muito menor por volta de prova, 34% menor, se considerar apenas as voltas de provas pelo custo total. E ainda é mais de 2% mais barato no custo por volta total do que a Fórmula Vee.

Como em automobilismo de base, para o aprendizado inicial, e o de "fomiagem" por pilotar também, o que vale é o quanto se anda, o Marcas SP é o melhor custo/benefício. Principalmente o aprendizado em voltas de corrida, que é onde realmente o aprimoramento mais elaborado acontece, o custo do Marcas é bem mais vantajoso.

Em um momento em que o Marcas SP passa por um encolhimento de seu grid, por mudanças e interferências estruturais, onde o custo atual carrega a gordura de um regulamento pouco eficiente, é de se pensar no potencial que carrega uma categoria como esta. 

Equalização entre marcas/modelos, com regulamento eficiente em termos de custos, é o norte que devolverá ao Marcas SP o seu merecido tamanho de grid e uma vantagem de custo ainda maior sobre outras categoria.

O Marcas é e sempre será o Marcas. 

Fonte: site Bobo da Corte www.bobodacorte.com.br

Um comentário:

  1. Otima materia Claudio , mas de bobo vc não tem nada . Ps : volta as pistas logo campeão . Wilton Pena #53

    ResponderExcluir