Uma outra opção que a ferramenta oferece é a pesquisa por palavras ou expressões selecionadas pelo usuário.
Selecionei algumas categorias, ou palavras que remetem `a algumas categorias do automobilismo, para ver a frequência e a evolução da frequência de interesse com o tempo.
O local a ser pesquisado foi somente o Brasil.
As palavras ou termos escolhidos foram:
Kart - Azul
Rally - Vermelho
Stock Car - Amarelo
Fórmula 1 - Verde
Fórmula Truck - Roxo
O período apresentado como realizado vai de 2004 até hoje, 10 anos e 3 meses. As linhas tracejadas refletem as projeções para um ano e são estimadas pelo google.
Segue o resultado:
Já que o gráfico acima não é muito animador, resolvi piorar um pouco a coisa.
Abaixo, acrescentei uma palavra `as quatro primeiras pesquisadas acima. Acrescentei futebol:
O gráfico serve, principalmente, para apontar, tornar visível, jogar na cara, a absurda distância que há entre o esporte mais preferido dos brasileiros, o campeão, o primeiro lugar que o futebol ocupa, e o segundo lugar na preferência dos brasileiro, o vice-campeão, o praticamente traço, automobilismo.
Nada muito diferente do que já imaginava: somos um país de um só esporte.
Mas a distância abissal impressiona.
Certamente o gráfico acima também reflete uma boa parte da diferença de capacidade de organização e eficiência de trabalho dos bastidores entre os dois esportes.
Solução? Dá preguiça até de pensar em escrever. Vou dormir.


Claudio acho que não é apenas isso.
ResponderExcluirVamos olhar pelo lado dos ídolos do esportes comparados.
No futebol temos entre tantos: Neymar , Kaká ,David Luiz e Oscar ; meio time em qualquer time(estes estão sempre na mídia)
No automobilismo temos o Massa e o Nasr, sendo que nenhum deles foi campeão nas suas categorias .(aparecem qdo há corrida de Formula 1
Fora eles, apesar de acha-los excelentes pilotos, os brasileiros que correm na Indy podemos considera-los como de um campeonato regional e que as vezes tem suas corridas transmitidas pela TV.
Gostaria de ver esse comparativo na época do Piquet e do Senna (as diferenças continuaram grandes ,mas tínhamos Ídolos!)
Abs,Rudolf
Rudolf,
ExcluirUma espiral positiva precisa ser realimentada para que não rompa o sucesso. Na confusão causas acabam avaliadas como consequências e responsáveis viram vítimas. Abraço e boa sorte
No Brasil a vida é muito dura para quem é do esporte, mas não é do futebol.
ResponderExcluirhttp://oglobo.globo.com/blogs/radarolimpico/posts/2014/04/09/eleita-2-mais-bela-do-taekwondo-brasileira-sofre-sem-patrocinios-530504.asp