domingo, 9 de janeiro de 2011

POWER BALANCE - BARRICHELLO FOI ENGANADO OU O QUE?

O potencial de formação de opinião é um dos maiores indicadores do valor a ser pago a uma celebridade para divulgar uma determinada marca ou produto.
No caso da Power Balance e Rubens Barrichello é evidente e de alto valor a capacidade de converter a opinião positiva do piloto da  F1 em um bom número de pulseiras vendidas. Daí um percentual do imaginado potencial virar cachê seria um caminho natural. O piloto não confirma sua remuneração, mas o resultado em vendas pela sua participação é mais do que evidente.
Resta saber com que potencial de formação de opinião Barrichello sairá dessa história pós Espanha e Austrália. Para muitos que acreditam na enganação do produto ele mais parece ganancioso ou tolo. Eu fico com a de um tolo provavelmente remunerado.
Diz o site http://www.powerbalancewristband.net/News/ em tradução automática:  "esta linda Pulseira usa o equilíbrio de poder, uma tecnologia baseada no som e séculos princípios médicos que nos vêm da Ásia, principalmente da China, onde desde o início da civilização humana, esta filosofia de equilíbrio de energias foram adaptadas e usado na medicina chinesa para aliviar muitas doenças entre seus povos, sejam eles camponeses pobres, homens de negócios, mulheres ou mais, os imperadores do passado ou líderes da influente de todos os partidos comunistas em uma China moderna e poderosa."
 A ciência, ao contrário do que pode sugerir a propaganda, não considera a medicina oriental como algo inexplicável como a tal pulseira. A acupuntura é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como importante complemento a diversos tratamentos da medicina tradicional. No Brasil o SUS (Sistema Único de Saúde) já é autorizado a pagar tratamento complementar com acupuntura desde 2006. 
Conforme relata a Dra. Andressa Pollo Barion Cavalcanti, Biomédica, Mestre em Neurociências e Coordenadora do curso de Biomedicina da Funcesi: "a acupuntura é recomendada no tratamento de vários problemas de saúde, como as síndromes dolorosas, incluindo as dores musculares, neuralgias e cefaléias, a síndrome de fibromialgia, as perturbações do sono, os transtornos digestivos, urogenitais, respiratórios, circulatórios e imunitários."  
O presidente da matriz americana da Power Balance LLC, Keith Kato, após o fiasco de ter que declarar  que seu produto é enganação e ter que devolver o dinheiro aos Australianos que acreditaram no "espinafre do Popeye", declarou que continuará a comercializar o produto e diz: "A crença de milhares de consumidores e atletas que usam os produtos não pode estar errada".  Dessa forma, com as provas ficando nas crenças e nos testemunhos, o negócio do Sr. Kato, para mim, está mais parecido com algumas religiões que prosperam na ignorância. No caso, ignorância de ricos e famosos que dá lucro. Chique.
E o "irmão" Barrichello mandando ver com a sacolinha:




Nenhum comentário:

Postar um comentário