segunda-feira, 22 de julho de 2013

CRONOMETRISTA FANÁTICO POR FÓRMULA VEE

Quem disse que a cronometragem não muda uma prova? 

Conforme o regulamento da Fasp, as provas da Fórmula Vee do campeonato Paulista devem ser encerradas ao final da décima segunda volta. Parece que o cronometrista responsável pela 7a etapa de 2013 tem uma preferência pela categoria e não concorda com este item do regulamento. Cansado, talvez, pela enorme injustiça de ver uma prova tão bacana acabar tão rapidamente, ao invés das 12 voltas regulamentares ele registrou logo 15 voltas para ver se ficaria na quantidade de seu agrado, afinal seriam 3 voltas a mais da categoria de sua preferência para que pudesse se deliciar. 

E assim foi... a bandeira quadriculada foi agitada ao final de 15 voltas ao invés das 12 regulamentares.

12 VOLTAS NA 6A ETAPA

15 VOLTAS NA 7A ETAPA
Parece que o cronometrista tem lá alguma razão sim, pois vi alguns comentários de pilotos dizendo que a prova ficou mais interessante e que os organizadores deveriam mudar o regulamento para aumentar o número de voltas.

5 comentários:

  1. e teve alguma pane seca ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho certeza Guinho, mas parece que não.

      Excluir
    2. Ô gente... o motor VW a Ar é econômico pacas...
      = )

      Excluir
  2. Claudio, foi quase isso, mas a verdade é que em nosso regulamento consta 12 voltas ou 30 minutos, evidentemente os 30 minutos estão lá para acabar a prova caso haja chuva ou acidente. A pessoa que elaborou o Adendo entendeu como escolha, ou uma coisa ou outra e escolheu os 30 minutos. Até há dois anos 30 minutos dava 12 voltas, os carros giravam em 2:12, 2:14, mas agora giram em treino em 2:00 e 2:01 em corrida. Como ninguém leu o Adendo com atenção foram pegos de surpresa, não havia alternativa para o Diretor de Prova a não ser cumprir os 30 minutos. Todo mundo gostou, vamos ver se passamos para 30 minutos.
    Um carro teve pane seca que merece ser investigada pelo preparador e pelo piloto já que saiu com o tanque cheio e outro carro que vinha liderando teve falhas e chegou em segundo.
    Isso mostra que é necessário que o piloto sente com o preparador com todos os documentos com regulamentos e adendo da prova e estabeleça sua estratégia de corrida, até porque a Formula Vee tem muito vácuo e nem sempre andar na frente é melhor. Os dois primeiros colocados iniciaram a corrida se ajudando para se livrarem do terceiro, quase ninguém percebeu, mas estava na cara que um andava no vácuo do outro se alternando na liderança. Só depois que o terceiro quebrou é que passaram a disputar para valer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo esclarecimento Zullino. Pelos comentários que eu havia lido, eles atribuíam a responsabilidade do fato a um erro do cronometrista. De qualquer forma serviu como teste de um novo formato.

      Parabéns pelo sucesso da categoria!

      Excluir