terça-feira, 21 de janeiro de 2014

POTÊNCIA E CONTROLE

Dizem que o cara da maquineta abaixo estava virando perto de 1:40 em interlagos, nesta segunda-feira. Temporal para poucos carros e pilotos. Foi dia do Oktane Trackday no autódromo paulistano.
Também dizem que atingia 303 km/h no final da reta dos boxes. O certo é que em uma das passagens, segundo contam as boas línguas, as melhores do ramo, o freio da bela máquina resolveu protestar e mandou o cara beijar os pneus no final da reta.

Foto acima: Humberto da Silva
O cara não sofreu nenhum dano, fora o do bolso, claro. E o estrago nem parece ser consequência de tanta velocidade assim não. Certamente ele teve alguma redução de velocidade antes do esfrega.
Não tenho dados para concluir absolutamente nada sobre as causas do acidente, mas o fato me fez lembrar do jargão "potência não é nada sem controle", que faz pensar, entre outras coisas, na  importância da preparação do freio e na sensibilidade do piloto para seu comportamento durante o uso extremo. 

2 comentários:

  1. Vai ver o piloto ainda estava desemvolvendo a sensibilidade para o comportamento dos freios durante uso extremo neste dia.
    Aprendizado caro... as vezes é melhor ir aumentando a velocidade com mais calma.

    ResponderExcluir
  2. Off-topic: invasão brasileira nas 24h de Daytona.

    http://amigosdavelocidade.uol.com.br/outro-trio-de-pilotos-brasileiros-confirmado-nas-24h-de-daytona/

    ResponderExcluir